Ir para o conteúdo principal
Bolhas
Causa
Prevenção
Tratamentos

Entendendo as bolhas: um guia para corredores

woman jogging in forest

Nada estraga uma boa corrida como uma bolha no pé, seja pelo desconforto em cada passada ou pela dor que se torna quase impossível de suportar e que o/a obriga a parar.

O que são exatamente estas pequenas bolhas de dor? Qual é a sua causa e o que pode ser feito para evitar que surjam? O nosso guia detalha toda a informação que precisa de saber para evitar e lidar com as bolhas, para que nunca tenha de se atrasar no seu plano de treino ou interromper as corridas no parque!

Ir para:

O que são as bolhas?

Quando a pele fica exposta a fricção, pressão ou calor consistentes, a resposta natural do seu corpo é formar sacos cheios de fluido por baixo da camada exterior da pele, protegendo o tecido subjacente dos danos. A parte má é que esse processo é frequentemente doloroso e, sobretudo quando se trata de pés de corredor, pode ser um impedimento significativo ao desempenho.

O movimento repetitivo e os níveis elevados de pressão que os seus pés sofrem durante a corrida significam que é certo que irá desenvolver bolhas em algum momento.

O que causa as bolhas?

Existem três fatores centrais que levam à formação de bolhas nos pés:

  • Fricção

    O repetido esfregar da pele contra outra superfície (p.ex.: sapato ou meia) cria atrito, o que leva a uma separação das camadas da pele que permite a acumulação de fluido nesse espaço.

  • Calor

    O aumento do calor exacerba o atrito, tornando a pele mais propensa a danos. É por este motivo que pode sentir a formação de bolhas durante corridas quentes e húmidas.

  • Humidade

    A humidade em excesso (transpiração, por exemplo) pode suavizar a pele e aumentar o atrito. O esfregar da pele molhada causa mais atrito do que o esfregar da pele seca.

people running

Um grupo de pessoas a correr no parque

Como é que as bolhas podem impactar o desempenho de um corredor?

As bolhas podem ser desde um incómodo ligeiro até uma lesão debilitante e podemos ter a certeza de que, sem tratamento e a continuidade da corrida, tudo o que comece por ser uma irritação menor, irá agravar-se consideravelmente. Isto pode ter vários impactos no desempenho:

  • Forma

    A dor causada por bolhas pode tornar a marcha habitual desconfortável, fazendo com que altere o modo como corre. Pode tornar-se uma distração, causando abrandamento e potenciais lesões.

  • Impedir treinos

    Qualquer bolha grave irá interromper o seu treino, causando atrasos no seu planeamento e, possivelmente, prejudicando os seus níveis de forma física.

  • Arruinar corridas

    Uma bolha no dia da corrida não irá apenas impactar o seu tempo, mas poderá mesmo significar que não irá conseguir cortar a meta.

  • Infeções

    Sem tratamento, como a aplicação de um penso Compeed®, nem tempo para cicatrizar, as bolhas podem infetar e causar problemas de saúde mais graves. As bolhas devem ser sempre tratadas o mais rapidamente possível.

group of people stretching

Um grupo de pessoas em círculo a realizar alongamentos

O calçado adequado é o mais importante.

Usar sapatos mal adaptados é uma forma segura de desenvolver bolhas. Irão criar atrito em todas as zonas indesejadas dos pés, causando dor. O que deve procurar num sapato:

  • Tamanho correto

    Deixar que um profissional determine o seu tamanho numa loja especializada em calçado de corrida pode fazer toda a diferença. É necessário ter espaço suficiente para os dedos se mexerem e para acomodar a inflamação natural que ocorre durante a corrida.

  • Material respirável

    Garantir que os sapatos são feitos de material respirável e de secagem rápida irá ajudar a manter os pés secos, reduzindo o atrito que conduz às bolhas.

  • Usados

    Não use sapatos novos para uma grande corrida! Usando-os ao longo de distâncias curtas irá ajudar a reduzir a rigidez que os pode tornar desconfortáveis nas distâncias longas.

Selecione meias adequadas

Uma vez escolhidos os sapatos, deve prestar atenção à seleção das meias de modo a manter os seus pés o mais confortáveis possível. Procure:

  • Secagem rápida

    Este tipo de meias, principalmente concebidas para correr, afastam o suor da sua pele e mantêm os pés secos, reduzindo o atrito.

  • Camada dupla

    Considere escolher meias com um forro que se mova independentemente da camada exterior, ajudando a minimizar o atrito.

  • Bem ajustadas

    Garanta que as meias se ajustam bem, sem rugas ou dobras que possam causar atrito quando friccionam contra o sapato/pé.

lacing running shoes

Uma pessoa com meias altas, a atar os atacadores

Cuide dos seus pés

O cuidado básico dos pés pode fazer uma diferença enorme na prevenção das bolhas. Garanta que:

  • As unhas dos dedos dos pés estão cortadas

    Isto irá evitar que friccionem contra a frente do sapato.

  • Limar as calosidades

    As calosidades podem proteger até um ponto, mas as calosidades em excesso podem criar fricção. Esteja atento/a a zonas alargadas de pele áspera nos pés e lime-as.

  • Coloque pó ou lubrificante nos pés

    Se sentir que á zonas dos seus pés propensas à fricção, os pós ou lubrificantes de pés podem ajudar a reduzir o atrito. Experimente algumas opções durante os treinos para descobrir o melhor tratamento para si.

Erros a evitar

Não deixe que os seguintes erros de fácil prevenção acelerem o desenvolvimento das bolhas:

  • Ignorar os sinais de aviso

    Se está a começar a sentir uma dor que pode transformar-se numa bolha, não continue a correr! Descanse, mude de meias ou sapatos e aplique um penso Compeed® Bolhas para proteger essa zona.

  • Negligenciar o cuidado dos pés

    A incapacidade de cuidar dos seus pés como referimos anteriormente irá conduzir inevitavelmente a bolhas. Verifique sempre os seus pés para detetar pontos de calor em desenvolvimento, para que possa tomar medidas preventivas o mais rapidamente possível.

compeed product range on floor of gym

Pessoa vestida com roupa desportiva sentada no chão com pensos para bolhas Compeed® e um frasco de Compeed® colocado ao lado.

Aplicar primeiros socorros

Ter um plano de ação assim que identifica uma bolha irá ajudar a aplicar um tratamento aos seus pés assim que os problemas surgirem. O que precisa fazer:

  • Limpe a zona

    Lave a bolha e a pele envolvente com água e sabão e seque com gestos suaves.

  • Não rebente a bolha

    Furar a bolha aumenta sempre o risco de infeção, pelo que isso deve ser evitado sempre que possível, e, se necessário, faça-o sempre com equipamento esterilizado, idealmente por profissionais de saúde.

  • Aplique um penso Compeed®

    Isto irá não só almofadar a zona da bolha, fazendo com que volte a ficar confortável a andar, mas o ambiente de cicatrização criado pelo penso Compeed® Bolhas também irá garantir que a bolha desaparece rapidamente!

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Líbí se vám tento článek?

Ohodnoťte tento článek, pokud vám pomohl.