Ir para o conteúdo principal
Bolhas
Tratamentos

Como Tratar Bolhas de Fricção?

Woman with green high heels holding her foot

É frequente as bolhas cicatrizarem sozinhas sem tratamento. A nova pele forma-se sob a zona afetada e o fluido é simplesmente reabsorvido. A bolha cheia de fluido mantém a pele subjacente limpa, o que previne a infeção e promove a cicatrização. A aplicação de frio pode ajudar temporariamente a reduzir a inflamação e o desconforto. No entanto, as bolhas são frequentemente muito dolorosas, pelo que o tratamento com um penso específico para bolhas, como Compeed®, pode ser útil, uma vez que o seu almofadado alivia a pressão e reduz a dor.

Somebody putting a blister plaster on their heel

Pessoa a usar um penso para bolhas

Os objetivos principais do tratamento devem ser prevenir a expansão da lesão, reduzir o desconforto, promover a cicatrização e prevenir a infeção. O penso específico para bolhas de Compeed® ajuda a criar um ambiente de cicatrização ideal ao absorver o fluido em excesso e ao ajudar a acelerar o processo de cicatrização natural do corpo.

O principal intuito é manter a bolha intacta durante o máximo de tempo possível pois a pele proporciona uma proteção natural contra a infeção. No entanto, se a dor se mantiver ou se suspeitar de uma infeção, deve consultar um médico.

Ir para:

Identificar a Fase da Bolha

A primeira coisa que precisa de fazer é identificar a fase em que está a sua bolha. Olhe atentamente para a cúpula da sua bolha. Está intacta, rebentada ou não existe?

Se estiver intacta: De modo a prevenir danos futuros, é necessário reduzir a fricção ou atrito sobre a bolha. Limpe suavemente a zona e aplique um penso. Aplique um penso específico para bolhas em vez de um penso normal. Um penso específico para bolhas, como Compeed®, irá proteger a bolha pois irá selar os bordos do penso com a pele, o que ajuda a evitar uma fricção dolorosa. É necessário selecionar o tamanho certo do penso e, consoante a zona da bolha (dedos, calcanhar, etc.), também pode optar por pensos de formato específico. Os pensos específicos para bolhas, como os pensos hidrocoloides em gel de Compeed®, conferem um almofadado adicionar e, para além de aliviarem a dor, isolam eficazmente a bolha da fonte de fricção.

O principal intuito é manter a bolha intacta durante o máximo de tempo possível pois a pele proporciona uma proteção natural contra a infeção.

Se a cúpula está rebentada ou não existe: A bolha irá necessitar de um antisséptico para prevenir uma infeção. Se não tiver acesso a um antisséptico, lave com uma solução salina (água salgada) ou água da torneira limpa. De seguida, o melhor a fazer é cobrir a bolha drenada com um penso hidrocoloide limpo, como os pensos Compeed®, que são particularmente adequados a esta situação pois proporcionam um almofadado adicional e aliviam a dor nesta zona altamente sensível Isto irá criar um ambiente protetor e húmido que permitirá uma cicatrização mais rápida da bolha em comparação com os pensos normais. Os pensos Compeed® Bolhas interagem com a base da bolha exposta e estimulam a cicatrização de fora para dentro. Adicionalmente, são almofadados e à prova de água, o que lhes confere vantagens claras relativamente aos pensos normais.

Mudar os Pensos: tudo o que precisa de saber

Se está a utilizar pensos normais, precisa de os mudar quando ficam visivelmente sujos com os fluidos da bolha, sujidade ou água exterior (p.ex.: duche, chuva, etc.). Dependendo de muitos fatores, pode ser necessário mudar o seu penso todas as horas ou apenas uma vez por dia. Por outro lado, normalmente, os pensos hidrocoloides para bolhas, como os pensos da gama Compeed® Bolhas, não precisam de ser mudados.

Para as bolhas sem cúpula, os pensos específicos para bolhas similares a Compeed® apenas precisam de ser mudados quando começam a descolar ou quando a bolha branca, formada pelos fluidos da bolha sob a proteção, atingem o bordo do penso. É perfeitamente normal deixar um penso hidrocoloide aplicado durante vários dias. Para bolhas intactas, Compeed® permanece fixo até os bordos do penso começarem a levantar. Podem manter-se no lugar durante vários dias. Não ceda à tentação de os retirar antes de modo a permitir que a bolha tenha tempo para cicatrizar e a não colocar em risco a pele em cicatrização.

É recomendado drenar/rebentar uma bolha?

Não é necessário rebentar uma bolha para esta cicatrizar. No entanto, se a bolha for grande ou dolorosa ou se for provável que agrave a irritação, pode ser melhor drená-la de modo a aliviar a dor ou evitar o rebentar acidental da cúpula. É importante limpar a lesão com um antisséptico ou água salgada de modo a evitar uma infeção. Uma vez limpa, a utilização de um penso Compeed® Bolhas irá ajudar a selar a lesão e prevenir o risco de agravamento de infeções e a acelerar o processo de cicatrização.

Se existir alguma preocupação com a possibilidade de uma infeção, consulte o seu médico. Os sinais de uma infeção a ter em mente são:

  • Pus: fluido de bolha amarelado e mais espesso do que o normal.
  • Aumento da dor, inflamação, vermelhidão e calor.
  • Linhas vermelhas com início na bolha (consultar um médico).
 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Líbí se vám tento článek?

Ohodnoťte tento článek, pokud vám pomohl.