Ir para o conteúdo principal
Bolhas
Tratamentos

Como tratar uma bolha de caminhada?

hiking boot

Tempo de ecrã excessivo, stress, trabalho e trânsito são todos problemas comuns com que a maioria de nós tem de lidar diariamente. Uma das melhores formas de reequilibrar as nossas vidas é regressar à natureza. Não existe melhor forma para nos ligarmos com a natureza do que uma caminhada no campo. Feche os olhos e pense nisso: as árvores majestosas a acompanhar a brisa, o aroma fresco da floresta, a paz e o sossego. O bem-estar que se apodera de nós, mesmo após uma hora ao ar livre é incrivelmente recompensador e gratificante. Por fim, todo o stress começa a abandonar o seu corpo à medida que os seus pulmões se enchem de ar fresco. Mas esta nova alegria pode desaparecer num instante quando já estiver bem dentro da sua caminhada e começa a sentir uma bolha.

As bolhas são a lesão do pé mais comuns dos caminhantes e, se não estiver preparado, podem arruinar a sua caminhada. Caminhar com bolhas não é ideal, pois a fricção pode rebentar a bolha, o que pode levar a uma infeção dolorosa.

Ir para:

Dicas para Cuidado de Bolhas de Caminhada

A maioria das bolhas são sensíveis e dolorosas, algumas mais do que outras, mas existem alguns sinais a que devemos estar atentos para verificar se a lesão infetou. Antes de tratar a sua bolha, lave as mãos com água tépida e sabão para evitar a entrada de bactérias na lesão. Inspecione a zona à volta da bolha e procure sinais de calor, inflamação, cheiros pútridos, pus, dor, buracos ou pele a descamar. Procure assistência médica se sentir que a bolha está gravemente infetada (por exemplo, se vir pus dentro da bolha).

Embora uma botas de caminhada adequadas façam muito pela prevenção das bolhas, é melhor ter um kit anti-bolhas à mão para as tratar assim que surgirem. Isto inclui pensos específicos para bolhas, material absorvente (ligadura) e desinfetante. Na maioria dos casos, é melhor não rebentar as bolhas, mas, ao caminhar, a maioria dos caminhantes preferem rebentar e drenar as bolhas em condições controladas do que arriscar que aconteça dentro das suas meias suadas e sujas.

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Está a gostar deste artigo?

Está a gostar deste artigo?