Skip to main content

O que é uma bolha?

Calcanhar com bolha e penso normal.

O que é uma bolha?

As bolhas aparecem quando a fricção na camada superior da pele faz com que esta se separe da segunda camada. O espaço entre as duas é preenchido com líquido, que funciona como uma almofada para proteger de lesões os tecidos mais profundos. As bolhas podem ser extremamente dolorosas e, se não forem tratadas rapidamente, podem impedi-lo/a de participar em atividades normais do dia a dia.

O que provoca uma bolha?

O que provoca uma bolha?

Atividades como estrear sapatos novos, utilizar sapatos de verão sem meias ou praticar desporto podem produzir calor, humidade e fricção. Cada um destes três fatores aumenta a gravidade dos outros, criando um ciclo vicioso de formação de bolhas.

O ciclo da bolha

O tratamento imediato da bolha vai ajudar a reduzir o seu tempo de cicatrização.

Como mostra o gráfico, quanto mais cedo for aplicado COMPEED®, mais rapidamente a dor diminui. De facto, Compeed® é tão eficaz que, se aplicado ao primeiro sinal de fricção (atrito e ardor), é possível evitar totalmente a formação da bolha.

Etapa 1: Atrito e ardor.

O que está a acontecer? A fricção repentina e frequente ativa as terminações nervosas sensíveis à pressão, na camada superior da pele, levando a sensações de dor e deixando a pele vermelha e irritada.

Como é que COMPEED® ajuda: Aplicar um penso para bolhas COMPEED® nesta fase vai ajudar a prevenir a progressão da bolha. A sua camada com efeito de almofada funciona como uma segunda pele, criando uma barreira e protegendo contra a fricção que provoca as bolhas.

Etapa 2: Formação de bolhas.

O que está a acontecer? As bolhas aparecem quando a fricção na camada superior da pele faz com que esta se separe da segunda camada. O espaço entre as camadas é preenchido com líquido. Nesta fase, a bolha deve ser deixada intacta, a menos que seja demasiado dolorosa ou desconfortável. Se decidir rebentar a bolha, deve fazê-lo a partir da pele saudável dos lados, com uma agulha esterilizada.

Como é que COMPEED® ajuda: Após uma desinfeção minuciosa, deve ser aplicado um penso COMPEED® Bolhas por cima da zona lesionada. Não retire o penso até este começar a descolar, o que pode demorar vários dias. Durante este tempo, o penso COMPEED® Bolhas irá proporcionar um alívio da dor e almofadar e proteger a zona contra danos adicionais.

Etapa 3: Ferida aberta.

O que está a acontecer? Se a bolha tiver rebentado e tiver uma ferida aberta, tem de agir rapidamente. As bolhas rebentadas estão muito suscetíveis a infeções e é muito importante desinfetar a ferida o mais rapidamente possível nesta fase.

Como é que COMPEED® ajuda: Depois de desinfetar, cubra a ferida com um penso COMPEED® Bolhas. Este irá proteger a ferida contra as bactérias perigosas, a sujidade e a água e também irá proporcionar o ambiente ideal para a cicatrização.

Etapa 4: Formação de crostas.

O que está a acontecer? Se não forem tratadas, as bolhas formam uma crosta. Isto deve-se ao facto de o líquido da ferida secar e formar uma crosta. No entanto, o processo de cicatrização de uma bolha com crosta pode ser mais longo ao de uma bolha intacta, podendo também ser mais doloroso. A crosta também pode romper, o que pode levar a infeções secundárias.

Como é que COMPEED® ajuda: Os pensos COMPEED® Bolhas irão manter a ferida húmida e prevenir a formação de uma crosta, promovendo uma cicatrização rápida das lesões.

Etapa 5: Cicatrização.

O que está a acontecer? Formam-se novos tecidos e a ferida cicatriza.

Como é que COMPEED® ajuda. Com o ambiente ideal assegurado, os pensos COMPEED® Bolhas permitem que as novas células se espalhem mais rapidamente pelo fundo e pelos lados da ferida, acelerando o processo de cicatrização.

Open handbag with Compeed blister pack

COMPEED® pode ajudá-lo/a a ultrapassar uma bolha e prosseguir com as suas atividades diárias, utilizando apenas alguns passos simples.

Woman on couch tending to blister on foot

Os pensos COMPEED® são perfeitos para bolhas, mas há mais alguma coisa que se possa fazer para prevenir o aparecimento de bolhas?