Skip to main content

O que é um calo?

Pé descalço com calo no dedo.

O que é um calo?

Os calos são a resposta natural do seu corpo a uma pressão e/ou fricção excessivas em áreas concentradas do pé. A pele procura proteger-se, produzindo células cutâneas adicionais que, sem tratamento, se podem transformar num calo.

O que provoca um calo?

A pressão excessiva que leva ao aparecimento de calos pode ser provocada — e exacerbada — por uma variedade de fatores.

O calçado inadequado, sejam sapatos mal adaptados ou apertados, especialmente os pontiagudos ou com saltos altos, pode aumentar a pressão em determinadas zonas do pé.

Um estilo de vida ativo e longos períodos de pé em superfícies duras podem levar a um aumento da pressão e à possibilidade de se desenvolverem calos.

Outros fatores estão relacionados com a forma e a estrutura dos pés.

O ciclo do calo

Pode decidir adiar o tratamento do seu calo até este se tornar doloroso ou até se sentir inseguro/a por causa do seu aspeto. Isto é um erro, uma vez que irá

prolongar o tempo que o calo demora a cicatrizar. Quanto mais cedo começar a tratar o seu calo, mais depressa este cicatrizará.

Etapa 1: Formação da calosidade.

A pele é sujeita a pressão e começa a produzir células cutâneas adicionais. A área espessa da pele dá pelo nome de calosidade.

Etapa 2: Desenvolvimento do calo

Intensificar a pressão na calosidade leva ao desenvolvimento de um calo, uma massa cónica de células cutâneas mortas, que penetram cada vez mais profundamente na pele.

Etapa 3: Crescimento do calo

À medida que o calo cresce, o vértice do cone faz pressão contra a camada basal da pele e contra as terminações nervosas aí presentes. É isto que provoca a sensação de dor. A maioria das pessoas só começa a tratar o calo quando a dor se torna demasiado excessiva, ou quando a sua aparência começa a interferir com a sua vida quotidiana.

Etapa 4: Cicatrização.

Os calos são condições temporárias, mas é importante lembrar que, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais depressa estes cicatrizarão. Foi comprovado que a utilização de um tratamento específico para calos, tal como COMPEED® Calos Proteção Médios (ou COMPEED® Calos Ativos, para calos mais problemáticos) acelera a cicatrização, aliviando simultaneamente a dor.

Embalagem de pensos Compeed Calos

COMPEED® pode ajudá-lo/a a ultrapassar um calo e prosseguir com as suas atividades diárias, em alguns passos simples.

Sapatos no armário, com balões de discurso com queixas de dores.

Os pensos COMPEED® são perfeitos para calos, mas há mais alguma coisa que se possa fazer para prevenir o aparecimento de calos?