Causas e Prevenção de Calos e Calosidades
Os calos são protuberâncias rígidas ou zonas ásperas de pele nos pés que estão sensíveis ao toque ou que causam dor. Os calos são uma das condições de pés mais comum. São o resultado de um aumento da produção de queratina causado pela resposta protetora do seu corpo a uma fricção ou pressão prolongada ou recorrente. As calosidades, como os calos, são áreas ásperas de pele, mas de tamanho mais alargado e localizadas na planta do pé. Para saber mais, continue a ler para aprender a tratar as calosidades com Compeed®.
Saiba como prevenir Calos e Calosidades
Cuide dos seus pés!
Lave os pés com sabão e água quente todas as noites e aplique um creme hidratante para pés depois de os secar. Se tem tendência para desenvolver pele rígida, use uma pedra-pomes ou uma lima de pés para a remover.
Mantenha as unhas dos pés arranjadas.
As unhas dos pés compridas podem friccionar os dedos vizinhos ou empurrar o dedo contra o sapato, o que pode causar calos nos dedos dos pés. Para ter umas unhas dos pés bem arranjadas, deve cortá-las a direito e não de forma arredondada ou angulada.
Use sapatos confortáveis e bem adaptados.
A causa mais comum de calos nos pés são os sapatos de tamanho ou forma desadequados. Os sapatos ideais são largos e confortáveis, com um salto baixo e uma sola suave que não cause atrito no pé. Uma vez que os pés incham ligeiramente durante o dia, tente comprar sapatos à noite, quando os seus pés estão maiores. Também deve ter atenção às costuras, que podem causar irritação.
Prevenir os Calos e Calosidades ao identificar as causas

As calosidades não costumam ser graves, mas podem tornar-se desconfortáveis ou dolorosas se a pele espessa pressionar o tecido subjacente. É melhor tratá-las cedo para que não se agravem.

Os calos são protuberâncias rígidas ou zonas ásperas de pele nos pés que estão sensíveis ao toque ou que causam dor. Os calos são uma das condições de pés mais comum [1]. São o resultado de um aumento da produção de queratina causado pela resposta protetora do seu corpo a uma fricção ou pressão prolongada ou recorrente. Isto explica porque os calos surgem em pontos de pressão típicos e porque certas pessoas têm maior tendência a desenvolver calos do que outras.
PERGUNTAS FREQUENTES
Tem dúvidas? Nós respondemos!
Os calos são zonas de pele espessa no pé, que muitas vezes se apresentam como protuberâncias rígidas.
Os calos são causados por fricção e pressão sobre as superfícies ósseas e, normalmente, derivam de sapatos mal adaptados. A pele do pé torna-se mais espessa como resposta protetora à pressão e à fricção.
As calosidades são pensos de pele amarela endurecida, frequentemente presente no calcanhar, na parte da frente do pé ou na palma da mão. Normalmente, as calosidades são mais amplas e menos definidas do que os calos.
As calosidades são causadas por fricção, pressão e peso frequentes sobre a parte da frente do pé.
Os Pensos Compeed® Calos não estão indicados para uso em verrugas, uma vez que não foram testados para esta indicação. Logo, não podemos recomendar que sejam usados nesse sentido.
