Ir para o conteúdo principal
Corn & Callus
Tratamentos
Prevenção

Prevenção e Tratamento Eficaz de Calos

Hands on feet

Os calos são protuberâncias rígidas ou zonas ásperas de pele nos pés que estão sensíveis ao toque ou que causam dor. Os calos são uma das condições de pés mais comum [1]. São o resultado de um aumento da produção de queratina causado pela resposta protetora do seu corpo a uma fricção ou pressão prolongada ou recorrente. Isto explica porque os calos surgem em pontos de pressão típicos e porque certas pessoas têm maior tendência a desenvolver calos do que outras.

Ir para:

Prevenção e Tratamento de Calos

Alguns fatores de risco do desenvolvimento de calos estão relacionados com o seu corpo e podem ser genéticos ou adquiridos, por exemplo, por trauma ou envelhecimento. Estes incluem anomalias nos pés, como pé chato, marcha irregular ou deformidades como joanetes e dedo em martelo, assim como uma elasticidade cutânea reduzida (p.ex.: devido à idade)

Existem outros fatores de risco relacionados com a sua atividade. As pessoas com empregos que requerem estar muito tempo de pé (p. ex.: enfermeiros, empregados de mesa ou assistentes de bordo) têm um risco maior de desenvolvimento de calos.

No entanto, um dos fatores de risco mais proeminentes que podemos controlar é a escolha do calçado. É frequente escolhermos os sapatos por razões estéticas e não ligamos muito ao conforto e a um bom ajuste.

foot with blister

Um calo visível no dedo mindinho do pé

Prevenção de Calos

Os tratamentos podem ajudar a resolver os calos em cerca de 2-4 semanas, mas geralmente, estes regressam caso a fonte da pressão permanecer. Logo, é importante encontrar a fonte da pressão e evitá-la.

Na maioria das vezes, isso é conseguido simplesmente mudando para calçado mais confortável ou usando almofadas (moleskine ou adesivos almofadados disponíveis em farmácias) até que os sapatos novos ganhem um formato mais confortável. Em alguns casos, as palmilhas podem ajudar.

Em casos raros, pode ser necessária uma intervenção médica.

Seguem-se algumas dicas gerais sobre como melhor prevenir os calos sem ter de desistir das suas atividades preferidas ou do seu emprego:

O que fazer:
  • Cuide dos seus pés! Lave os pés com sabão e água quente todas as noites e aplique um creme hidratante para pés depois de os secar. Se tem tendência para desenvolver pele rígida, use uma pedra-pomes ou uma lima de pés para a remover.
  • Mantenha as unhas dos pés arranjadas. As unhas dos pés compridas podem friccionar os dedos vizinhos ou empurrar o dedo contra o sapato, o que pode causar calos nos dedos dos pés. Para ter umas unhas dos pés bem arranjadas, deve cortá-las a direito e não de forma arredondada ou angulada.
  • Use sapatos confortáveis e bem adaptados. A causa mais comum de calos nos pés são os sapatos de tamanho ou forma desadequados. Os sapatos ideais são largos e confortáveis, com um salto baixo e uma sola suave que não cause atrito no pé. Uma vez que os pés incham ligeiramente durante o dia, tente comprar sapatos à noite, quando os seus pés estão maiores. Também deve ter atenção às costuras, que podem causar irritação..
  • Mude com regularidade de sapatos de modo a evitar irritar os mesmos pontos de pressão todos os dias Isto é particularmente aconselhável para pessoas em maior risco devido às suas atividades profissionais
  • Use meias confortáveis, que, se necessário, sejam espessas e almofadadas.
  • Evite transpirar em excesso. Se tem tendência a transpirar muito, recomenda-se o uso de pó de talco nas meias.
  • Use proteções do calcanhar ou palmilhas Se tiver de ficar de pé ou andar muito durante as suas atividades profissionais, isto pode ajudar a aliviar a pressão sobre os seus pés.
  • Preste atenção aos seus pés! Cuide de todas as irritações ou dores diretamente e, se necessário, consulte um podólogo com regularidade. Evite transpirar em excesso. Se tem tendência a transpirar muito, recomenda-se o uso de pó de talco nas meias.
  • Proteger os pés enquanto se adapta aos novos sapatos. Usar meias espessas ou ligaduras leves respiráveis nas zonas com tendência a formar calos. Se souber previamente que vai usar sapatos apertados ou se começar a sentir um ponto de pressão, os pensos para calos, como os Pensos Compeed® Calos, podem ser úteis. Os pensos Compeed® Calos proporcionam uma camada protetora de modo a prevenir a fricção, enquanto a tecnologia hidrocoloide combinada com os ingredientes de suavização da pele está concebida para conferir um tratamento hidratante contínuo.
  • Consulte o seu médico no caso de ter problemas subjacentes nos pés, como deformações ou uma marcha irregular. Nestes casos, o seu médico pode recomendar calçado especializado ou apoios de correção.
O que evitar:
  • Evite usar sapatos mal adaptados sempre que possível. Tente não usar sapatos muito apertados, muito largos ou com costuras em zonas incómodas. Os tipos de sapatos como os saltos altos, sapatos de bico fino e botas de cano alto não estão geralmente adaptados para uso prolongado.
  • Não calce meias mal adaptadas.
  • Tente evitar períodos prolongados em pé.
Hand holding toes

Um primeiro plano de uma pessoa a segurar o seu pé

Remédios e Remoção - Tratamento de Calos

Geralmente, os pequenos calos requerem pouco ou nenhum tratamento e, normalmente, resolvem-se sozinhos caso se evite a pressão que os causa. Se o calo causar irritação ou dor, existem várias formas de aliviar a pressão e tratar o calo. Quando tratados, os calos demoram cerca de duas a quatro semanas a desaparecer. Em todo o caso, é útil cuidar dos seus pés, lavá-los e secá-los bem e hidratá-los com regularidade.

De notar que, caso tenha pele insensível devido a má circulação, diabetes ou danos nos nervos, deve consultar um podólogo antes do tratamento.

  • Raspagem – Normalmente, a raspagem só é necessária para remover calos grandes e dolorosos. A raspagem apenas deve ser realizada por um especialista em pés. Se pretende raspar o seu calo, use uma lima.
  • Limar - Se está a causar irritação, limar com uma pedra-pomes pode ajudar a aliviar a pressão

    1. É altamente recomendado garantir que a pele está hidratada/suavizada antes de limar. Deve mergulhar o calo em água tépida durante cerca de 10 minutos de modo a suavizar a pele. Em alternativa, é possível limar o calo após um banho tépido.

    2. Mergulhe a pedra-pomes na água e remova suavemente a pele morta com movimentos circulares ou laterais.

    3. Tenha cuidado para não remover demasiada pele, uma vez que pode causar hemorragias e infeções Em alternativa, remova apenas pequenas quantidades e repita a ação com regularidade até o calo desaparecer.

  • Tratamentos e remédios sem receita médica – Por norma, estes tratamentos e remédios baseiam-se em almofadar o calo, em vez de o remover. Os pensos Compeed® Calos, por exemplo, contêm tecnologia hidrocoloide, que alivia a dor, protege o calo de mais atrito e, ao mesmo tempo, hidrata a área em redor do calo, ajudando a removê-lo.
  • Os tratamentos sem receita médica incluem o ácido salicílico, que ajuda a dissolver a estrutura de queratina que compõe a pele morta. O tratamento com ácido salicílico está disponível em diferentes concentrações e pode ser encontrado em creme, compressa ou penso.

Após o tratamento, a pele morta irá ficar branca e poderá ser removida com uma lima. Estes tratamentos devem ser usados com cautela, pois o ácido salicílico pode irritar a pele saudável ao redor e não deve ser usado em calos gretados.

Se tem diabetes ou má circulação, deve evitar estes tratamentos ou consultar o seu médico ou podólogo antes de qualquer tratamento.

Quando tratados, geralmente precisam de cerca de duas a quatro semanas para desaparecer.

Quando devo consultar um médico?

Embora os calos não sejam graves, podem causar irritação, inflamação ou até mesmo ulceração. Se sentir inflamação ou dor intensa, deve procurar aconselhamento médico.

Se não tiver a certeza se o que tem é um calo, consulte um médico ou outro profissional de saúde adequado.

Os calos frequentemente recorrentes podem ser causados por anomalias nos pés, tais como deformações, anomalias estruturais dos ossos, mau alinhamento ósseo ou uma marcha irregular. Se estiver preocupado com a frequência ou a persistência, pode consultar um médico ou um podólogo para excluir ou detetar qualquer uma destas causas subjacentes. Nestes casos, um almofadado específico ou uma palmilha podem ajudar a prevenir o reaparecimento dos calos. Em casos raros, pode ser necessária uma cirurgia.

  1. Dunn JE. Prevalence of Foot and Ankle Conditions in a Multiethnic Community Sample of Older Adults. American Journal of Epidemiology 2004; 159: 491-498.

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Está a gostar deste artigo?

Está a gostar deste artigo?