As calosidades não costumam ser graves, mas podem tornar-se desconfortáveis ou dolorosas se a pele espessa pressionar o tecido subjacente. É melhor tratá-las cedo para que não se agravem.
Remover e prevenir calosidades

- A pele hidratada mantém-se suave e menos provável de formar zonas rígidas.
- A pressão e fricção repetidas podem conduzir a zonas espessas e rígidas, denominadas calosidades.
- Os Pensos Compeed® Calosidades ajudam a proteger a zona, a selar a hidratação e a apoiar uma rápida recuperação.
Ir para:
O que ajuda a tratar as calosidades?
Como remover calosidades - passo-a-passo
- Passo 1: Suavizar a calosidade
Mergulhe as mãos ou pés em água tépida com sabão. Adicione um pouco de sal marinho ou bicarbonato de sódio para ajudar a relaxar a pele e aliviar qualquer desconforto.
Os tratamentos não sujeitos a receita médica com ácido salicílico podem ajudar a degradar a pele morta. Tenha cuidado pois, por vezes, estes tratamentos podem irritar a pele saudável à volta das calosidades.
Para um alívio diário, os Pensos Compeed® Calosidades oferecem uma forma simples de suavizar a zona. Graças à sua tecnologia hidrocoloide, criam um ambiente hidratante ao mesmo tempo que acomodam a pele. - Passo 2: Limar suavemente a zona
Uma vez suavizada a pele, use uma pedra-pomes para remover suavemente a pele morta. Molhe a pedra e, de seguida, faça pequenos movimentos circulares ou laterais. Também pode usar uma lima para calosidades, se preferir. Apenas deve garantir que não exagera. Remover demasiada pele de uma vez pode causar sensibilidade ou mesmo uma infeção. Por isso, use a lima gradualmente e repita o processo conforme necessário.
- Passo 3: Hidratar com regularidade
Após esfoliar, é importante hidratar a zona. Um bom creme de pés ou mãos irá ajudar a manter a pele suave e macia. Também pode aplicar um Penso Compeed® Calosidades para selar a hidratação e proteger a zona enquanto ela recupera.
Como prevenir as calosidades?
- Tente evitar usar sapatos que pressionam excessivamente os pés, como saltos altos ou solas curvadas que perturbam o seu equilíbrio natural.
- Se os sapatos elegantes fazem parte do seu guarda-roupa profissional, opte por algo mais confortável para o trajeto até ao trabalho. Os seus pés vão agradecer.
- Mantenha os sapatos em boas condições. As solas gastas não acomodam os pés de forma adequada e podem causar pontos de pressão. Se notar que os seus sapatos estão a desgastar-se de forma irregular, pode valer a pena consultar um podólogo ou um especialista em ortopedia sobre palmilhas ou calçado ortopédico
- Ao utilizar ferramentas ou realizar trabalhos manuais, use luvas almofadadas para proteger as mãos e evitar calosidades causadas pelo atrito.
- Um pouco de cuidado regular e o apoio adequado podem ajudar muito a manter a sua pele suave e confortável.
Se tem de usar sapatos elegantes (e, portanto, muitas vezes não ergonómicos) para trabalhar, pelo menos use sapatos confortáveis e bem ajustados no trajeto de ida e volta para casa.
Quando procurar aconselhamento médico?
Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato
Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!
Está a gostar deste artigo?
Está a gostar deste artigo?
