Bolhas 3 Minutos de leitura

Comprar calçado de corrida tendo os seus pés em mente

Comprar calçado de corrida tendo os seus pés em mente Comprar calçado de corrida tendo os seus pés em mente Comprar calçado de corrida tendo os seus pés em mente

Uma bolha dolorosa pode estragar completamente o seu progresso na corrida. De facto, as bolhas podem mesmo interromper a carreira de atletas de topo. Embora não sejam tão sérias como osso partidos ou entorses, as bolhas não devem ser ignoradas, dado que podem afetar a sua concentração e desempenho. A melhor prática para qualquer atleta é, em primeiro lugar, evitar a formação de bolhas, pelo que a sua escolha de calçado é onde a prevenção começa.

Quando corre, o seu pé embate no chão praticamente da mesma maneira a cada passo, fazendo com que a sua pele friccione contra os sapatos ou meias repetidamente nos mesmos pontos. Sapatos mal adaptados demasiado apertados ou demasiado grandes aumentam a fricção, e é isto que causa as bolhas. Os ténis de corrida são concebidos para evitar bolhas e ferimentos decorrentes deste movimento repetitivo, proporcionando um amortecimento específico para absorver choques.

Depois de encontrar os seus ténis de corrida perfeitos, é importante que os utilize apenas para correr.

O que procurar em ténis de corrida

O ténis de corrida ideal deve adequar-se ao tipo de corrida que pratica e à forma do seu pé. Ao comprar ténis de corrida, informe o vendedor sobre a sua rotina de corrida, ou seja, há quanto tempo corre; em que tipo de ambiente corre; e sobre quaisquer problemas de pés que tenha. Alguns ténis de corrida são desenhados para pavimentos, sendo leves, flexíveis e amortecendo os pés durante passadas repetitivas em superfícies duras e uniformes. Alguns sapatos são projetados para caminhos todo-o-terreno, no meio de rochas, lama e outros obstáculos. Estes sapatos oferecem mais estabilidade do tornozelo e suporte para superfícies irregulares.

Assim que restringir o tipo de sapato que necessita, está na hora da prova. Os pés tendem a inchar um pouco ao final do dia, semelhante à forma como se expandem quando corremos, por isso recomendamos que experimente sapatos no final do dia, para um ajuste mais preciso.
Certifique-se de que tem espaço suficiente para o dedo grande do pé. Deve haver um espaço entre a ponta do pé e a ponta do sapato com a largura aproximada de um dedo polegar. O seu pé deve estar centrado na plataforma do sapato, com o sapato a envolver o pé confortavelmente, não deve estar apertado nem frouxo.

Depois de encontrar um par bem ajustado, experimente-o. Corra numa passadeira ou corra algumas voltas pela loja para garantir que não há irritação ou que o calcanhar não escorrega, o que poderia causar bolhas. Pergunte também na loja sobre boas meias de corrida. Estas podem fazer uma grande diferença. Depois de encontrar os seus ténis de corrida perfeitos, é importante que os utilize apenas para correr.

Posso correr com bolhas?

Não importa se corre a solo ou em competição num desporto de equipa, quando estrear ténis novos, tente sempre ter um par extra à mão. Se sentir um indício da formação de uma bolha, pare e troque de ténis imediatamente. Se isso não for prático, recorra a um penso Compeed para bolhas da sua bolsa desportiva. Desta forma, a sua corrida ou jogo não será interrompido, e não desapontará a sua equipa ou a si mesmo. Uma última regra para evitar bolhas: pés suados também podem criar a fricção que causa bolhas, por isso é importante manter os seus pés secos. Para tal, recomendamos que use pó para os pés e troque de meias regularmente.