Uma bolha dolorosa pode estragar completamente o seu progresso na corrida. De facto, as bolhas podem mesmo interromper a carreira de atletas de topo. Embora não sejam tão sérias como osso partidos ou entorses, as bolhas não devem ser ignoradas, dado que podem afetar a sua concentração e desempenho. A melhor prática para qualquer atleta é, em primeiro lugar, evitar a formação de bolhas, pelo que a sua escolha de calçado é onde a prevenção começa.
Quando corre, o seu pé embate no chão praticamente da mesma maneira a cada passo, fazendo com que a sua pele friccione contra os sapatos ou meias repetidamente nos mesmos pontos. Sapatos mal adaptados demasiado apertados ou demasiado grandes aumentam a fricção, e é isto que causa as bolhas. Os ténis de corrida são concebidos para evitar bolhas e ferimentos decorrentes deste movimento repetitivo, proporcionando um amortecimento específico para absorver choques.
O que procurar em ténis de corrida
O ténis de corrida ideal deve adequar-se ao tipo de corrida que pratica e à forma do seu pé. Ao comprar ténis de corrida, informe o vendedor sobre a sua rotina de corrida, ou seja, há quanto tempo corre; em que tipo de ambiente corre; e sobre quaisquer problemas de pés que tenha. Alguns ténis de corrida são desenhados para pavimentos, sendo leves, flexíveis e amortecendo os pés durante passadas repetitivas em superfícies duras e uniformes. Alguns sapatos são projetados para caminhos todo-o-terreno, no meio de rochas, lama e outros obstáculos. Estes sapatos oferecem mais estabilidade do tornozelo e suporte para superfícies irregulares.
Assim que restringir o tipo de sapato que necessita, está na hora da prova. Os pés tendem a inchar um pouco ao final do dia, semelhante à forma como se expandem quando corremos, por isso recomendamos que experimente sapatos no final do dia, para um ajuste mais preciso.
Certifique-se de que tem espaço suficiente para o dedo grande do pé. Deve haver um espaço entre a ponta do pé e a ponta do sapato com a largura aproximada de um dedo polegar. O seu pé deve estar centrado na plataforma do sapato, com o sapato a envolver o pé confortavelmente, não deve estar apertado nem frouxo.
Depois de encontrar um par bem ajustado, experimente-o. Corra numa passadeira ou corra algumas voltas pela loja para garantir que não há irritação ou que o calcanhar não escorrega, o que poderia causar bolhas. Pergunte também na loja sobre boas meias de corrida. Estas podem fazer uma grande diferença. Depois de encontrar os seus ténis de corrida perfeitos, é importante que os utilize apenas para correr.
Posso correr com bolhas?
Não importa se corre a solo ou em competição num desporto de equipa, quando estrear ténis novos, tente sempre ter um par extra à mão. Se sentir um indício da formação de uma bolha, pare e troque de ténis imediatamente. Se isso não for prático, recorra a um penso Compeed para bolhas da sua bolsa desportiva. Desta forma, a sua corrida ou jogo não será interrompido, e não desapontará a sua equipa ou a si mesmo. Uma última regra para evitar bolhas: pés suados também podem criar a fricção que causa bolhas, por isso é importante manter os seus pés secos. Para tal, recomendamos que use pó para os pés e troque de meias regularmente.