Bolhas

Como prevenir e tratar bolhas ao usar sapatos novos

3 Minutos de leitura
Como prevenir e tratar bolhas ao usar sapatos novos Como prevenir e tratar bolhas ao usar sapatos novos Como prevenir e tratar bolhas ao usar sapatos novos

As bolhas são do pior. Podem aparecer a qualquer momento e tornar cada passo uma experiência terrível. Embora sejam pequenas, têm o poder de perturbar seriamente o seu trabalho, fitness, férias ou ocasião especial. Continue a ler para saber como evitar bolhas.

Como se formam as bolhas?

Recomendado para si
Bolhas

Como se trata uma bolha nos pés

A maioria das bolhas forma-se quando a pele fricciona contra os sapatos ou meias repetidamente ao longo do tempo. A camada superior da pele danificada separa-se das camadas por baixo e o espaço entre ela é preenchido por líquido, criando uma estrutura firme sob a pele, formando a temida bolha. As bolhas desenvolvem-se muito rapidamente, podem demorar vários dias a cicatrizar, e se rebentarem podem ficar infetadas, piorando ainda mais a dor.

As bolhas desenvolvem-se com mais frequência no verão, porque nos dias quentes e húmidos os nossos pés tendem a inchar devido à retenção de água, fazendo com que os nossos sapatos apertem os pés em certas áreas. Os pés também ficam mais suados no verão. Consequentemente, quando os pés estão inchados e suados, é uma combinação perigosa, propensa à fricção nos pés.

Muitas atividades podem também causar bolhas. Com sapatos mal adaptados, atividades como corrida, fitness ou até golfe ou jardinagem podem causar bolhas dolorosas devido aos movimentos repetitivos.

Os caminhantes sofrem de bolhas frequentemente, especialmente quando as suas meias ficam molhadas, causando fricção nas suas botas de caminhada. Qualquer atividade que exija muitas caminhadas, como visitar um parque de diversões com a sua família, ou um dia nas compras, pode ser arruinada com sapatos mais elegantes do que confortáveis. Uma saída à noite na cidade? Não quer acordar com bolhas na manhã seguinte. Tirar umas férias longas em breve? Tenha cuidado! Todas aquelas caminhadas e passeios turísticos podem fazê-lo sentir culto, mas também podem resultar em pés doridos.

Prevenir bolhas de sapatos novos

Para prevenir as bolhas antes que se formem, é importante manter os seus pés em boas condições. A pele demasiado seca é mais suscetível a causar irritações do que a pele saudável, por isso tente aplicar um creme para os pés todas as noites antes de se deitar. Outra maneira de evitar bolhas é calçar sapatos bem adaptados e meias confortáveis. Também pode experimentar palmilhas. Se tiver um longo dia de caminhada ou de atividade física pela frente, ou se precisar de suavizar um novo par de sapatos, também pode proteger os seus pés ao primeiro sinal de vermelhidão ou irritação com sticks anti-bolhas ou pensos para bolhas.

Como se trata uma bolha?

Assim que uma bolha se forma, deve tratá-la rapidamente para minimizar a dor e prevenir infeções. Se uma bolha não for adequadamente tratada, pode arriscar-se a contrair uma infeção ou a retardar o processo de cicatrização.

Depois de limpar cuidadosamente a área, aplique um penso para bolhas para almofadar a bolha contra pressão e fricção prejudiciais, e proteger a ferida de bactérias e sujidade. Tente evitar usar qualquer coisa que irrite a área. É preferível não rebentar uma bolha, mas se esta abrir, deve limpá-la cuidadosamente com água com sabão neutro; se possível, imergi-la num banho de pés de água salgada durante 10 minutos; e, em seguida, cobri-la com um novo penso para bolhas. As bolhas podem arruinar o dia, mas com o Stick anti-bolhas ou os pensos para bolhas COMPEED® à mão, podem salvá-lo e manter-se ativo.