Bolhas

Como se trata uma bolha de fricção?

4 Minutos de leitura
Como se trata uma bolha de fricção? Como se trata uma bolha de fricção? Como se trata uma bolha de fricção?

Muitas vezes, as bolhas resolvem-se por conta própria, sem tratamento. Uma nova pele forma-se sob a área afetada e o líquido é simplesmente reabsorvido. A bolha cheia de líquido mantém a pele subjacente limpa, o que previne infeções e promove a cicatrização. A aplicação de frio ou um saco de gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e desconforto temporariamente. No entanto, as bolhas podem muitas vezes ser muito dolorosas, pelo que o tratamento com um penso especial para bolhas como COMPEED®, pode ajudar graças ao almofadado que alivia a pressão e reduz a dor.

Os principais objetivos do tratamento devem ser prevenir a expansão da lesão, reduzir o desconforto, promover a cicatrização e prevenir infeções. O uso de um penso COMPEED® especialista no tratamento de bolhas ajuda a criar o ambiente ideal de cicatrização, absorvendo o excesso de líquido e acelerando o processo natural de cicatrização de feridas do corpo.

O objetivo principal é manter a bolha intacta o mais possível, dado que a pele oferece uma proteção natural contra infeções. No entanto, se a dor persistir ou se suspeitar de infeção, deve consultar um médico.

Identifique em que fase está a sua bolha

A primeira coisa que deve fazer é identificar em que fase está a sua bolha. Observe a camada superior da bolha. Está intacta, rasgada ou a soltar-se?

Se estiver intacta: De modo a prevenir mais danos, deve reduzir a fricção ou atrito na bolha. Limpe cuidadosamente a área e aplique um penso para bolhas (ver diagrama) . Estes são adequados para proteger a sua bolha, porque colam firmemente a borda do penso à pele, prevenindo a fricção dolorosa. Deve escolher pensos de tamanho certo e, dependendo da localização da sua bolha (dedo do pé, calcanhar), também poderá escolher pensos com formatos especiais. Os pensos especiais para bolhas, como os pensos à base de hidrocoloide gel ativo da COMPEED®, proporcionam um melhor almofadado e, portanto, além de proporcionar um alívio da dor, isolam efetivamente a bolha da fonte de fricção.

O objetivo principal é manter a bolha intacta o mais possível, dado que a pele oferece uma proteção natural contra infeções. No entanto, se a dor persistir ou se suspeitar de infeção, deve consultar um médico.

Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo. Neste caso, os pensos hidrocoloides são particularmente adequados. Na verdade, estes proporcionam um melhor almofadado, aliviando assim a dor nesta área altamente sensível. Os pensos criam um ambiente protetor e hidratante que permite a cicatrização mais rápida da bolha. Estes pensos interagem com a base da bolha exposta para promover a cicatrização de fora para dentro e, além disso, são almofadados e impermeáveis, pelo que são superiores aos pensos normais.

Com que frequência deve mudar o penso?

Se usar pensos normais, estes devem ser trocados quando estão visivelmente sujos com líquidos da bolha, sujidade ou água do ambiente (por exemplo: do banho, chuva). Dependendo de vários fatores, pode ter de trocar o seu penso em qualquer lugar e entre de hora a hora a uma vez por dia. Por outro lado, os pensos hidrocoloides para bolhas, como os da gama COMPEED® Bolhas, são impermeáveis.

Para bolhas desprotegidas, os pensos para bolhas como os COMPEED® apenas precisam de ser trocados quando começam a descolar, ou quando a bolha branca, formada pelos líquidos da bolha sob o curativo, alcançam a borda do seu penso. É perfeitamente normal deixar um penso hidrocoloide no lugar por vários dias. Para bolhas intactas (pele intacta), o penso COMPEED® permanece no lugar até que as bordas do penso comecem a descolar. Não se descola durante dias. Não tente removê-lo mais cedo para dar à bolha tempo de cicatrizar.

Deve drenar/rebentar uma bolha?

Recomendado para si
Bolhas

Como se trata uma bolha nos pés

Embora fosse prática comum não há muito tempo, a drenagem de bolhas já não é recomendada, dado que pode causar infeções. No entanto, se uma bolha for grande, dolorosa ou suscetível de ficar mais irritada, poderá ser melhor drená-la para aliviar a dor ou evitar a rutura acidental da camada superior. É importante limpar a ferida com antisséptico ou água salgada para evitar uma infeção. Uma vez limpa, usar um penso COMPEED® Bolhas ajudará a selar a ferida, prevenindo o risco de infeção, e ajudará a acelerar o processo de cicatrização.
Se recear uma possível infeção, consulte um médico. Os sinais de infeção que deve vigiar são:

  • Pus: líquido da bolha amarelado e mais espesso que o normal;
  • Aumento da dor, inchaço, vermelhidão, calor;
  • Estrias vermelhas que se prolongam a partir da bolha (procure atenção médica).