Calosidade 3 Minutos de leitura

Tenho uma calosidade, como a trato ou removo?

Tenho uma calosidade, como a trato ou removo? Tenho uma calosidade, como a trato ou removo? Tenho uma calosidade, como a trato ou removo?

Normalmente, as calosidades não são graves, mas podem causar desconforto ou até mesmo dor, devido à pressão exercida sobre os tecidos subjacentes pelo nódulo de pele endurecida. Para manter ou restaurar o seu conforto pessoal, é importante tratar as suas calosidades.

Como se tratam as calosidades?

As calosidades são reações à pressão excessiva no calcanhar, no ante pé ou na palma da sua mão. Se eliminar a fonte da pressão, provavelmente desaparecem por si próprias. Se decidir começar a tratar a sua calosidade, tenha em mente que este processo pode ser longo e que nem sempre se resolve num dia.

Evite usar objetos cortantes para cortar grandes pedaços da calosidade, uma vez que podem ocorrer ferimentos e levar a sangramentos e/ou infeções.

Note que se sofre de pele insensível devido a má circulação, diabetes ou danos nos nervos, deve também consultar um médico antes de tratar as suas calosidades.

Remover calosidades:

  • Passo 1: suavizar a calosidade – As calosidades são muito espessas e rígidas, por isso é recomendável amolecê-las primeiro. Pode imergir a parte afetada (normalmente a mão ou o pé) em água morna com sabão. Adicionar sais de Epsom à imersão pode ter um efeito adicional. Também pode usar cremes esfoliantes disponíveis no mercado para suavizar a pele. Outra opção é usar líquidos ou pomadas sem receita contendo ácido salicílico, o que ajuda a dissolver a estrutura de queratina que compõe a pele morta. Estes tratamentos devem ser usados com precaução, dado que o ácido salicílico pode irritar a pele saudável em redor. Também pode usar os pensos COMPEED® Calosidades. Estes contêm um gel ativo (tecnologia hidrocoloide), que proporciona hidratação enquanto protege e almofada a calosidade. Irão aliviar o desconforto ou a dor, caso os experiencie.
  • Passo 2: limar a calosidade com uma pedra-pomes ou uma lima de pés. – Assim que a calosidade estiver amolecida, pode limá-la com uma pedra-pomes. Mergulhe a pedra-pomes na água e em seguida remova cuidadosamente a pele morta com movimentos circulares ou movimentos laterais. Também pode usar uma lima de pés para a exfoliação. Preste atenção para não remover demasiada pele, dado que isto pode causar sangramentos e infeções. Em vez disso, remova apenas pequenas quantidades e repita a ação regularmente até a calosidade desaparecer.
  • Passo 3: manter a sua pele hidratada – Depois de limar a calosidade, é importante hidratar a pele aparada para a manter macia. Qualquer loção para a pele servirá. Aplicar um penso COMPEED® Calosidades ajudará a manter a ferida da calosidade hidratada e acelerar a cicatrização.

Impedir o desenvolvimento de calosidades e evitar recidivas:

Para evitar calosidades nos pés, deve reduzir o ponto de pressão e fricção nos pés e mãos.

Evite ao máximo ao usar sapatos que alterem a sua distribuição de peso, como sapatos de salto alto ou muito arqueados. Se o seu trabalho exige que use sapatos elegantes (ou seja, não ergonómicos) tente aliviar um pouco a pressão nos seus pés caminhando de e para o emprego com calçado desportivo bem adaptado. Tente reduzir a altura do salto o máximo possível.

Cuide dos seus sapatos, reparando-os ou substituindo-os regularmente. Tipicamente, as solas desgastadas não são ideais para amortecer os pés. Adicionalmente, se notar que as solas ou tacões dos seus sapatos tendem a desgastar-se de forma desigual, recomenda-se falar com um ortopedista ou podólogo sobre sapatos ou palmilhas ortopédicos.

As calosidades podem aparecer nas mãos, pelo que deve usar luvas protetoras, talvez luvas acolchoadas sejam indicadas, se usar ferramentas.

Se o seu trabalho exige que use sapatos elegantes (ou seja, não ergonómicos) tente aliviar um pouco a pressão nos seus pés caminhando de e para o emprego com calçado desportivo bem adaptado. Tente reduzir a altura do salto o máximo possível.

Quando devo procurar aconselhamento médico?

Se a calosidade for muito dolorosa, ou se sofre de diabetes, pele frágil ou problemas circulatórios, é recomendado consultar um médico ou um podólogo, que é especializado em cuidados dos pés.

Um podologista ou especialista na postura pode ajudar a corrigir uma marcha anormal, verificando o seu calçado ou identificando um problema da estrutura óssea subjacente. Neste último caso, poderá ser submetido a um raio X ou mesmo um procedimento cirúrgico.

Um podólogo ou especialista dos pés, pode remover parte da pele dura com um bisturi. Não tente fazer isso em casa.

Se ocorrer infeção ou um risco de infeção, o médico pode prescrever uma pomada antibiótica. A presença de pele vermelha e inchada em redor da calosidade pode indicar uma infeção.