Skip to main content

Sobre as calosidades

O que é uma calosidade?

O que é uma calosidade?

Quando a pele está exposta a uma pressão contínua, a produção de células cutâneas é acelerada e pode formar-se uma espessa camada de células mortas, conhecida como calosidade; esta é a forma de o corpo se proteger.

As calosidades aparecem em zonas de pressão sustentada ao longo do tempo, geralmente em zonas suaves e almofadadas, como a planta dos pés. As calosidades variam em forma, tamanho e cor, indo do branco ao cinzento, amarelo, castanho ou vermelho. As calosidades, embora raramente sejam dolorosas, podem provocar desconforto devido a sensações de latejar e ardor.

Como se tratam as calosidades?

Como se tratam as calosidades?

A melhor maneira de tratar uma calosidade é eliminar a fonte de pressão ou fricção naquela zona específica. Isto inclui retirar o peso de cima dos pés tanto quanto possível. Mudar o calçado; frequentemente, sapatos muito apertados podem provocar pressão em determinadas zonas do pé, tal como os saltos altos empurram todo o seu peso e pressionam a planta dos pés.

Também é importante manter os pés constantemente hidratados, especialmente no verão, quando a pele tem tendência a secar mais. É recomendada a utilização regular de um hidratante para pés. Da mesma forma, utilizar um penso hidrocoloide, tal como COMPEED® Calosidades Médias, irá ajudar a proteger e amortecer a zona contra fricção e pressão adicionais.

Se não souber o que está a provocar a sua calosidade, fale com um podólogo, pois são os especialistas no diagnóstico e tratamento de problemas dos pés. Nunca tente cortar a calosidade. Pode ficar mais dolorosa e infetar. Pode utilizar uma pedra-pomes ou uma lima para pés para raspar a pele que está a ficar espessa.

Como se previnem as calosidades

Como se previnem as calosidades

As calosidades e os calos são basicamente a mesma coisa, no aspeto em que são ambos baseados no endurecimento da pele provocado pela pressão ou fricção.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento de calosidades é eliminar o mais possível as fontes de fricção ou pressão e manter a pele hidratada através da hidratação regular.

what is a bunion

Os joanetes são protuberâncias duras na parte lateral do pé, mais frequentemente na articulação do dedo grande do pé, provocadas por um movimento lateral do primeiro metatarso.