Skip to main content

Sobre os joanetes

O que é um joanete?

O que é um joanete?

Os joanetes são protuberâncias duras na parte lateral do pé, mais frequentemente na articulação do dedo grande do pé, provocadas por um movimento lateral do primeiro metatarso. O dedo grande do pé começa a apontar para dentro e, na outra extremidade, o osso do dedo grande do pé começa a apontar para fora.

A saliência pode ser extremamente dolorosa, com a zona a ficar inflamada em resposta à constante pressão dos sapatos.

Pensa-se que os joanetes são principalmente de origem genética e são mais comuns em mulheres mais velhas. Embora se pense habitualmente que a condição é o resultado da utilização de sapatos mal adaptados ao pé, tal ainda não foi cientificamente comprovado.

Como se tratam os joanetes?

Como se tratam os joanetes?

A cirurgia é a única cura permanente para os joanetes, embora a pressão e a fricção de sapatos mal adaptados ao pé possam inflamar mais a articulação e levar a bolhas dolorosas e outros problemas nos pés. Os pensos COMPEED® Joanetes podem proporcionar um alívio imediato da dor, almofadando discretamente a zona para a proteger contra a pressão e a fricção.

Como se previnem os joanetes

Como se previnem os joanetes

O mais importante que pode fazer é utilizar sapatos mais largos e mais adaptados ao pé, para evitar pressões desnecessárias. Almofadar adequadamente a zona (especialmente nas ocasiões que exigem sapatos fabulosos) pode ajudar a impedir o agravamento da situação.

Os pensos COMPEED® Joanetes são concebidos para funcionarem como uma segunda pele extremamente confortável, amortecendo a zona para evitar a dor, o inchaço, as bolhas e o posterior endurecimento da pele.

O que é uma calosidade?

Quando a pele está exposta a uma pressão contínua, a produção de células cutâneas é acelerada e pode formar-se uma espessa camada de células mortas, conhecida como calosidade; esta é a forma de o corpo se tentar proteger.