Se sofre de herpes labial, não está sozinho/a. Cerca de dois terços da população com menos de 50 anos está infetada com o vírus herpes simplex de tipo 1 (HSV-1), o vírus responsável pelo herpes labial[1]. Na Europa, isto corresponde a um pouco mais de 200 milhões de mulheres (69%) e a 187 milhões de homens (61%). A infeção é sobretudo assintomática mas pode causar sintomas ligeiros ou bolhas dolorosas. O herpes labial pode não só ser incómodo como também embaraçoso, comportando um impacto social e emocional. Em casos extremos, pode mesmo conduzir a isolamento social. Mas nunca se esqueça de que não está sozinho/a.
Herpes Labial: tudo o que precisa saber

Ir para:
O que é o herpes labial?
Se não tratar o seu herpes labial, este costuma durar entre 7 e 10 dias, mas pode permanecer até duas semanas
O que causa o herpes labial?

Mulher com um herpes labial
É contagioso?
Quanto tempo dura?
Como é o início de um herpes labial?
- Fase 1: Fase de formigueiro
Para mais de 85% das pessoas que sofrem de herpes labial, os surtos costumam ter início com sintomas como o formigueiro, a pele repuxada, sensibilidade ou comichão à volta dos lábios. Esta fase dura 1-2 dias. Mais habitualmente, a sensação de formigueiro ocorre â volta da zona onde o herpes labial irá surgir. Então, essa zona irá começar a inflamar e a ficar vermelha e sensível ao toque. De recordar que o herpes labial é contagioso a partir do momento em que começa a sentir formigueiro ou outros sinais de herpes labial pois o vírus já está a replicar.
- Fase 2: Fase de bolha
No período de 48 horas após a primeira fase, surgem aglomerados de bolhas vermelhas e cheias de fluido. É o resultado da ativação do vírus e sua multiplicação em conjunto com o início da resposta imunitária por parte do corpo. As bolhas começam a encher-se de fluido transparente. Este fluido é altamente infeccioso pois contém o vírus do herpes labial (HSV-1, vírus herpes simplex de tipo 1). Quando a bolha rebenta, liberta o fluido contagioso, levando potencialmente a uma infeção de outras zonas do corpo ou de outras pessoas.
- Fase 3: Secreção
Aos 4-5 dias de surto, geralmente, as bolhas rebentam, exsudam e formam lesões dolorosas. As lesões abertas ficam vermelhas e superficiais. Tenha em consideração que o herpes labial está sua fase mais contagiosa neste momento. As lesões expostas e ulcerosas começam então a formar crosta à medida que o processo de cicatrização se inicia.
- Fase 4: Formação de Crosta
Por volta dos 5-8 dias de surto é muito provável que se tenham formado crostas. As lesões secaram e formaram-se crostas, o que causa comichão e fissuras dolorosas. Quando a bolha seca sem rebentar, as crostas ficam com uma aparência amarela ou castanha
- Fase 5: Resolução com cicatrização
A última fase do herpes labial é a fase da cicatrização. Após o sistema imunitário ter tratado o vírus, as crostas começam a descolar e o herpes labial a cicatrizar. Evite retirar a crosta pois isso pode obrigar a reiniciar o processo de cicatrização. Na maioria das pessoas, a cicatrização ocorre por volta dos 8-10 dias após o início dos sintomas. Tipicamente, o herpes labial não deixa cicatrizes.

Mulher a aplicar um bálsamo de lábios em clima frio
O herpes labial tem cura?
Recomendações para tratar o herpes labial
Fontes:
Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato
Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!
Está a gostar deste artigo?
Está a gostar deste artigo?