Ir para o conteúdo principal
Herpes labial
Prevenção
Tratamentos

Porque é que o herpes labial continua a voltar?

Woman touching her lip

Os herpes labiais são causados por um vírus denominado vírus herpes simplex de tipo 1 (HSV-1). Não existe uma cura para este tipo de infeção e as bolhas podem regressar.

Ir para:

Herpes Labial Recorrente

Não é possível erradicar o vírus. Infelizmente, após a primeira infeção, o vírus permanece dormente no interior das células nervosas do rosto para o resto da vida. Alguns eventos podem reativar o vírus e conduzir a uma infeção recorrente.

Significado de Reativação

As infeções por HSV-1 caracterizam-se em três fases:

  • A infeção inicial quanto se contrai o vírus de outra pessoa ou por tocar num objeto infetado. A infeção pode ocorrer em bebés com 6 meses de idade.
  • Existe um período de latência, em que a infeção viral não se revela nem manifesta sintomas.
  • A reativação ou reincidência ocorre quando fatores desencadeadores como o stress emocional, a febre ou a exposição ao sol acordam o vírus e conduzem a uma recidiva.

Porque é que o meu herpes labial continua a voltar? Mais informação sobre reincidência

Algumas das pessoas infetadas pelo vírus sofrem uma infeção recorrente cerca de duas ou três vezes por ano, enquanto outras podem sofrer um surto inicial e nunca mais voltar a ter.

No primeiro caso, irá sofrer vários surtos, que começam por uma sensação de formigueiro ou ardor, logo seguida de bolhas que começam a exsudar.

O vírus reativa-se sempre junto ao mesmo local. É expectável desenvolver bolhas no mesmo local dos surtos anteriores.

A gravidade dos surtos costuma reduzir com o tempo, sendo que a reativação do vírus tende a diminuir nas pessoas com mais de 35 anos. Também é expectável sofrer sintomas menos graves a cada reincidência.

Quais são os sintomas?

Normalmente, formigueiro ou comichão à volta dos lábios, dor ardente ou vermelhidão são os sinais prévios de que um herpes labial está iminente. Irá demorar um ou dois dias para notar a saliência das várias pequenas bolhas que crescem em conjunto e que podem ser vermelhas e estar inflamadas. A frequência e gravidade das lesões costumam diminuir com a idade.

O que posso fazer em caso de reincidência?

Em primeiro lugar, deve minimizar qualquer contacto com as lesões e lavar sempre as mãos após o fazer. Em segundo lugar, deve evitar beijar ou partilhar talheres ou toalhas de modo a proteger as outras pessoas da infeção.

Os tratamentos de herpes labial como os Pensos Compeed® Herpes Labial proporcionam uma barreira protetora e ajudam a reduzir o risco de disseminação do vírus a outras pessoas e outras partes do corpo. Estes pensos podem ser usados em qualquer fase do surto, sendo que o princípio geral é sempre quanto mais rápido, melhor. Os pensos contêm hidrocoloides, que criam um ambiente húmido ideal para uma cicatrização rápida.

Os sintomas costumam desvanecer no período de uma a duas semanas. No entanto, os episódios de herpes labial podem ocorrer com frequência.

Os sintomas costumam desvanecer no período de uma a duas semanas. No entanto, os episódios de herpes labial podem ocorrer com frequência.

Como tratar uma reincidência?

Estão disponíveis vários tratamentos não sujeitos a receita médica em diferentes formatos. Tipicamente, consistem em pensos de gel ativo hidrocoloides, como os pensos Compeed®, cremes antivirais ou muitas outras terapêuticas de aplicação local.

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Está a gostar deste artigo?

Está a gostar deste artigo?