Ir para o conteúdo principal
Herpes labial
Causa
Prevenção
Tratamentos

Quando é que um herpes labial deixa de ser contagioso?

woman and man about to kiss

Os herpes labiais são pequenas bolhas que surgem habitualmente nos lábios e boca ou à sua volta. Na maioria dos casos, as bolhas rebentam, criando uma crosta que, eventualmente, cai. Quando rebentam, os herpes labiais encontram-se na sua fase mais contagiosa. No entanto, são contagiosos desde o primeiro sintoma à volta da boca, como formigueiro ou comichão, até à recuperação total.

Ir para:

Fases e progressão do herpes labial

Um herpes labial atravessa cinco fases (nível de contágio):

  • Fase 1 (+, ligeiro)

    Dia 1-2: Dia 1-2: sintomas iniciais, como formigueiro, sensibilidade e comichão

  • Fase 2 (++, moderado)

    Dia 2-4: começam a formar-se bolhas com fluido

  • Fase 3 (+++, grave)

    Dia 4-5: as bolhas rebentam, exsudam e formam lesões dolorosas e contagiosas

  • Fase 4 (++, moderado)

    Dia 5-8: as lesões secam e formam crosta. Se a crosta fissurar, pode ocorrer comichão e sensação de queimadura

  • Fase 5 (+, ligeiro)

    Dia 8-10: resolução por cicatrização da pele após a queda da crosta

O herpes labial é contagioso em todas as fase, sendo que a fase 3 é a mais infecciosa devido à abertura das bolhas, que exsudam os fluidos infetados.

man wrapping scarf around his neck and mouth

Um homem, que parece ter frio, a segurar um cachecol

Compreender o herpes labial contagioso

Os herpes labiais são contagiosos desde os primeiros sintomas até à sua resolução. Nos Dias 1-2, as bolhas de herpes labial estão repletas de vírus, que se propaga através da saliva, do contacto com a pele ou do toque em objetos manuseados por alguém infetado com o vírus. É possível disseminar o vírus mesmo quando ainda não apresenta quaisquer sintomas aparentes de herpes labial. No entanto, isso é muito menos provável do que se o contacto ocorrer quando o herpes labial está presente. O fluido das bolhas contêm o vírus. Logo, os herpes labiais são mais contagiosos quando as bolhas exsudam. Normalmente, o primeiro episódio de herpes labial ocorre entre 2 e 20 dias após estar em contacto com uma pessoa infetada.

Durante quanto tempo é que o herpes labial é contagioso?

O herpes labial, causado por um tipo de vírus denominado herpes simplex de tipo 1, é contagioso até desaparecer por completo, o que normalmente demora cerca de duas semanas. A fase mais contagiosa dos herpes labiais é quando o fluido vaza das lesões. Quando o herpes faz crosta, o risco de contágio do vírus diminui significativamente, mas isso não significa que não continue a ser contagioso.. A crosta pode abrir ao comer ou ao sorrir e o fluido pode sair.

Posso passar o herpes labial a outras pessoas?

O herpes labial pode ser passado com maior facilidade durante um surto, com as lesões ou bolhas presentes na pele. No entanto, o vírus do herpes pode disseminar-se mesmo quando os sinais ou sintomas não estão presentes.

A fase mais contagiosa dos herpes labiais é quando o fluido vaza das lesões.

Aviso para bebés e pessoas com sistema imunitário fragilizado

Os adultos com herpes labial não devem beijar bebés nem deixar que estes toquem nas lesões por duas razões.

1. Normalmente, o herpes labial é bastante inofensivo, mas pode tornar-se grave em pessoas que não tenham um sistema imunitário totalmente desenvolvido. Normalmente, o sistema imunitário protege o corpo da infeção. Uma pessoa com um sistema imunitário fragilizado tem uma maior probabilidade de contrair infeções mais graves do que a maioria das pessoas Assim, o vírus do herpes labial pode ser perigoso para bebés com menos de 6 meses.

2. Quando infetados, os bebés terão tendência a sofrer de herpes labial para o resto da vida.

A mesma precaução deve ser tomada com pessoas afetadas por VIH (vírus de imunodeficiência humana) e pessoas que sofram de cancro e tratadas com quimioterapia. Logo, é importante estar particularmente vigilante relativamente a estas pessoas e tomar as medidas adequadas para evitar infetá-las com HSV.

Como ser menos contagioso?

Deve minimizar qualquer contacto com as lesões. Lave sempre as mãos após o contacto com um herpes labial de forma a evitar a disseminação do vírus de uma zona para outra, tal como os olhos, nariz ou unhas.

Até as bolhas e crostas do herpes labial terem desaparecido, é necessário proteger-se e as outras pessoas da infeção. Tratamentos herméticos ao ar e à água, como os pensos Compeed® Herpes Labial, ajudam a prevenir a disseminação do vírus para outras zonas do corpo e para outras pessoas.

Como se contrai o herpes labial?

Embora existam várias formas de contrair o vírus do herpes labial, delineámos abaixo a forma mais comum.

  • Beijo
  • Partilha de batons, talheres, copos ou outros objetos que possam ter estado em contacto com
  • O herpes labial de alguém
  • Desportos que envolvam contacto físico

Até as bolhas e crostas do herpes labial terem desaparecido, é necessário proteger-se e as outras pessoas da infeção. Tratamentos herméticos ao ar e à água, como os pensos Compeed® Herpes Labial, ajudam a prevenir a disseminação do vírus para outras zonas do corpo e para outras pessoas.

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Está a gostar deste artigo?

Está a gostar deste artigo?