Ir para o conteúdo principal
Herpes labial
Tratamentos
Prevenção

Como resolver um herpes labial rapidamente?

hourglass

Nada consegue resolver um herpes labial de um dia para o outro, mas existem algumas coisas que ajudam a diminuir a duração de um surto de herpes labial e a acelerar o processo de cicatrização.

Desde o início até à resolução, o herpes labial pode demorar cerca de duas semanas a desaparecer. Inicialmente, o herpes labial não é visível. Após alguns dias, o herpes labial desenvolve para se tornar numa bolha antes de rebentar e, subsequentemente, se formar uma crosta. De seguida, irá cicatrizar durante uma a duas semanas, normalmente sem deixar marcas. No entanto, pode optar por ter uma atitude proativa contra o vírus de modo a acelerar o processo de cicatrização e voltar ao seu estado normal Pode reduzir o desconforto e o constrangimento social através das seguintes ações.

lips of a black woman

Um primeiro plano dos lábios de uma mulher

Ir para:

Métodos para um Alívio Rápido

Aplique gelo (cubos de gelo numa tolha húmida) ou um saco de gelo diretamente sobre a zona infetada durante alguns minutos, várias vezes por dia. Isto pode aliviar a inflamação do herpes labial e proporcionar um alívio temporário.

Para cuidar dos seus lábios, mantenha-os bem hidratados com um hidratante de lábios com proteção UV

Dicas para um Alívio Rápido

Rebentar um herpes labial pode ser tentador, mas, na verdade, é uma das piores coisas que pode fazer durante um surto de herpes labial.

Ao rebentar um herpes labial, aumenta o risco de disseminar partículas do vírus pela sua pele saudável. Também aumenta o risco de as disseminar para os seus dedos e olhos. Também pode aumentar o risco de disseminação do vírus para outras pessoas.

Deve evitar tocar nas lesões de modo a não as rebentar acidentalmente e disseminar o vírus para os seus dedos.

Evite o risco de uma infeção secundária

Outro motivo para não tocar no seu herpes labial, especialmente se estiver exposto, é a sua própria proteção. Tal como em todas as pessoas, os seus dedos e unhas contêm inúmeras bactérias. Quando os seus dedos entram em contacto com um herpes labial exposto, as bactérias podem entrar nas lesões e, potencialmente, criar uma infeção. Se o herpes labial resultante de uma infeção viral é infetado de forma secundária por bactérias, pode ter de lidar com inchaço, inflamação e dor para além dos sintomas habituais de um herpes labial.

Adicionalmente, quando um herpes labial exposto é contaminado com bactérias e infeta, pode causar hemorragias e danos cutâneos duradouros. O risco de uma cicatriz permanente nos lábios ou na zona à sua volta torna-se uma possibilidade.

Acelere a cicatrização

Tratar um herpes labial na sua fase mais precoce pode resultar numa lesão mais pequena e de resolução mais rápida.

Os pensos Compeed® Herpes Labial contêm a tecnologia hidrocoloide em gel, desenvolvida para tratar o herpes labial rapidamente. Os pensos Compeed® Herpes Labial comprovadamente promovem uma cicatrização rápida e um alívio da dor. Provaram ser um tratamento eficaz contra o herpes simplex labialis, proporcionando importantes benefícios adicionais imediatos, tais como ajudar a reduzir o risco de contaminação e tornar o herpes labial menos visível[1].

Como os pensos Compeed® Herpes Labial criam uma barreira protetora sobre a ferida, ajudam a evitar o contacto com alimentos ou bebidas ácidas, como sumos ou vinagre, que podem irritar a lesão aberta.

Os medicamentos antivirais, que atuam diretamente sobre o agente infeccioso, podem ser prescritos para reduzir ou bloquear a replicação do vírus. Tomados nas fases iniciais, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do herpes labial. No entanto, é mais comum o uso de cremes antivirais que podem ser comprados em farmácias ou supermercados. Quando as bolhas estão prestes a rebentar, o vírus já não se multiplica[2]. Nesta fase, pode ser demasiado tarde para atuar sobre o vírus. A prioridade é fazer tudo o que for possível para limitar a contaminação, aliviar a dor e acelerar a cicatrização.

Cuide de si

Os herpes labiais são conhecidos por serem desencadeados pelo stress, fadiga, falta de sono e desgaste físico. Cuide de si: o seu corpo é o seu melhor aliado para se livrar rapidamente de um herpes labial. Tente adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e um ritmo de vida razoável, de modo a maximizar as probabilidades de recuperação.

Fontes:

  1. Karlsmark T et al. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2008 Nov;22(10):1184-92.

  2. Medical Microbiology. Chapter 68 Herpesviruses. 4th edition. Baron S, editor. Galveston 1996.

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Está a gostar deste artigo?

Está a gostar deste artigo?