Ir para o conteúdo principal
Herpes labial
Tratamentos

Herpes Nasal: O que é e como tratar?

man and woman laughing at each other

O herpes pode surgir no interior ou à volta do nariz, causando vermelhidão e pequenas bolhas similares ao herpes labial. Ambos são causados pelos vírus HSV-1 e HSV-2. Embora possam ser irritantes, os herpes nasais são frequentemente dolorosos e, em ocasiões raras, podem causar problemas de saúde mais graves.

Embora não exista uma cura, é possível tratar os sintomas.

  • O herpes nasal pode ser desconfortável.
  • É contagioso, mas tratável com cremes e pensos.
  • Lave as mãos com frequência de modo a evitar disseminar o vírus.

Ir para:

Herpes nasal - o que o desencadeia?

O herpes nasal é causado pelo vírus simplex (HSV).

Existem dois tipos: 

  • HSV-1, que tipicamente causa surtos no rosto
  • HSV-2, que afeta a parte inferior do corpo

Após a primeira infeção, pode não sentir qualquer sintoma. O vírus permanece nos nervos do rosto, frequentemente à volta dos lábios ou nariz, onde a vermelhidão e as bolhas podem surgir posteriormente. É comum ter lesões no nariz, assim como na boca.

Quando o vírus está dormente, os sintomas não se manifestam, mas alguns desencadeadores podem reativá-lo e atraí-lo para a superfície da pele. Estes incluem:

  • Um sistema imunitário fragilizado
  • Exposição ao sol
  • Stress ou fadiga
  • Alterações hormonais
  • Doenças como a gripe ou constipações

A frequência dos surtos varia de pessoa para pessoa, sendo que algumas pessoas raramente sofrem de surtos, enquanto outros sofrem várias vezes por ano.

woman putting tissue to her nose

Mulher com um lenço no nariz, possivelmente a sentir e tratar sintomas de herpes nasal.

Quais são os sintomas do herpes nasal?

Embora o herpes nasal seja menos comum do que o herpes labial, os sintomas são muito similares. O vírus multiplica-se nas terminações de certos nervos faciais e danifica a pele, causando os sintomas típicos. Mas qual é o aspeto normal do herpes nasal?

Fases do herpes nasal:

  • Comichão, ardor ou pele esticada no nariz ou no interior das narinas
  • Vermelhidão e pequenas lesões com fluido contagioso
  • Após alguns dias, as bolhas rebentam e libertam fluido
  • As lesões secam, formam crosta e começam a cicatrizar

Como se trata o herpes nasal?

Embora o herpes nasal não tenha cura, os surtos costumam não ocorrer durante meses ou mesmo anos. No caso de regressarem, pode aliviar a dor e ajudar à recuperação protegendo as bolhas e mantendo a zona confortável.

O herpes nasal pode ser frustrante e difícil de ignorar. Os pensos para o herpes labial ajudam a proteger a zona e promovem a cicatrização. Se o interior do nariz estiver afetado ou se não tiver a certeza sobre o melhor tratamento a utilizar, consulte o seu médico. No entanto, evite cremes ou maquilhagem normais, uma vez que podem irritar a pele e atrasar a recuperação.

Consulte um médico se:

  • As bolhas não tiverem cicatrizado após duas semanas
  • O herpes surgir com uma frequência inferior a dois meses
  • As bolhas se disseminarem ou afetarem a mucosa da boca ou do nariz
  • Sentir um mal-estar geral
  • Tiver uma condição de saúde como SIDA, eczema ou se estiver a receber tratamentos como quimioterapia

Os pensos para herpes labial podem ser usados no nariz?

Os pensos Compeed® Herpes Labial foram testados em pacientes com herpes labial. No entanto, não existem evidências de que sejam nocivos para tratar herpes. É melhor deixar o seu médico decidir se os pensos são adequados para si.

O herpes nasal é perigoso?

Normalmente, o herpes nasal é inofensivo. Pode sentir um desconforto ou irritação, mas, na maioria dos casos, desaparecem sem causar problemas graves.

Em casos raros, o vírus consegue viajar pelos nervos e alcançar o cérebro, causando encefalite (inflamação cerebral). As pessoas com condições como a dermatite atópica estão ligeiramente mais em risco, uma vez que o vírus pode disseminar-se mais facilmente através do corpo.

No entanto, é importante saber que estas complicações são muito pouco comuns, especialmente em indivíduos saudáveis. Se tem preocupações relativas aos seus sintomas ou sente insegurança sobre o que fazer de seguida, é melhor consultar um profissional de saúde.

illustration of virus

Ilustração 3D do vírus herpes simplex, que pode causar herpes nasal

O herpes nasal é contagioso?

O herpes nasal é mais contagioso nas fases iniciais. O fluido no interior das bolhas do herpes contém uma quantidade elevada de vírus, que pode disseminar-se por meio de contactos breves.

Tal como no herpes labial, é importante lavar as mãos com regularidade e evitar tocar na zona afetada de forma a impedir que o vírus se dissemine a outras pessoas ou a outras partes do seu rosto.

Assim que as bolhas começam a formar crosta, o risco de disseminação do vírus diminui. No entanto, continua a ser possível contagiar outros até o surto ser completamente dominado.
A utilização de um penso para herpes pode ajudar à recuperação e reduzir o risco de disseminação do vírus, uma vez que cria uma barreira protetora sobre a lesão.

Como se previne o herpes nasal?

Cerca de 70% de todos os adultos no Reino Unido são afetados por herpes em algum momento das suas vidas. Se nunca teve herpes, tenha um cuidado especial. Aqui, irá encontrar toda a informação que precisa de saber sobre como o herpes nasal é transmitido e como se pode proteger. 

Evitar Beijos

Os beijos disseminam o vírus do herpes, especialmente durante um surto. Se o seu parceiro tem herpes, espere até este estar curado. Mesmo com um penso, evite os beijos, uma vez que o penso não bloqueia totalmente o vírus. A paciência ajuda a prevenir surtos futuros.

Evite Partilhar Objetos Pessoais

Também deve evitar partilhar alguns objetos com pessoas com herpes. Estes incluem talheres, copos, taças e toalhas.

Lavar as Mãos

Se tem herpes nasal, certifique-se de que lava bem as mãos após usar qualquer penso ou creme. De modo a evitar contacto direto com as bolhas, experimente aplicar creme com um cotonete. Também é uma boa ideia evitar apertar a mão de outras pessoas até as bolhas estarem totalmente curadas.

Fortalecer o Sistema Imunitário

Lave bem as mãos após aplicar pensos ou cremes. A utilização de cotonetes pode ajudar a evitar o contacto direto com as bolhas. Do mesmo modo, limite o contacto com as mãos de outras pessoas até as bolhas estarem completamente curadas.

Os surtos tendem a ser mais graves e frequentes em pessoas com um sistema imunitário fragilizado, uma vez que o vírus se dissemina mais facilmente.

De modo a ajudar a reduzir o risco de surtos, considere integrar os seguintes passos na sua rotina:

  • Reduzir o stress
  • Dormir o tempo necessário
  • Adotar uma dieta rica em vitaminas, especialmente com fruta e vegetais ricos em vitaminas C, A e D
  • Incluir alimentos ricos em zinco, como os legumes
  • Garantir a ingestão de muita fibra

Adicionalmente, experimente identificar desencadeadores de um surto de herpes de modo a ajudar a evitar surtos no futuro.

Que remédios caseiros ajudam a tratar o herpes nasal?

Remédios caseiros para herpes nasal, sim ou não?

Evite usar remédios caseiros para tratar herpes nasal. Algumas fontes recomendam o uso de remédios como mel, pasta de dentes, óleo da árvore do chá, aloé vera ou bálsamo de limão para o herpes. No entanto, a sua eficácia ainda não está comprovada.

No tratamento do herpes, alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas sem irritar a pele. No entanto, evite utilizar pasta de dentes pois esta costuma incluir mentol, que pode agravar a situação. Isto aplica-se a todas as zonas, incluindo o nariz.

Quando se trata das membranas mucosas (como a nasal), os remédios caseiros comuns podem causar irritação e tornar a situação mais desconfortável. Uma vez que a pele nasal é especialmente sensível, é melhor limitar-se a tratamentos como pensos ou cremes recomendados pelo seu médico.

O herpes nasal pode contagiar outras partes do corpo?

O herpes nasal pode disseminar-se para outras zonas do rosto. Quando o vírus entra no corpo, permanece para toda a vida, ficando dormente nos nervos até algo o reativar. Ao ser reativado, viaja pelos nervos e causa novos surtos, frequentemente à volta dos lábios ou nariz.

O fluido nas bolhas é altamente contagioso, o que significa que o vírus também pode disseminar-se para outras zonas. Se usar lentes de contacto, é especialmente importante lavar bem as mãos antes de tocar nos olhos. Isto ajuda a reduzir o risco de transferência do vírus do nariz ou lábios para os olhos.

De forma a ajudar a reduzir a hipótese de disseminação ou reativação do vírus, podem ser recomendados tratamentos antivirais. Estes podem ser cremes ou comprimidos e são mais eficazes quanto mais cedo forem aplicados. Um profissional de saúde pode ajudar a decidir o que é mais adequado para si.

Embora o herpes nasal seja normalmente inofensivo., é desconfortável, doloroso e dissemina-se rapidamente. Portanto, se contrair herpes, assegure-se de que se protege e a terceiros lavando bem as mãos com regularidade e evite dar beijos e partilhar alguns objetos. Também deve sempre consultar o seu médico para mais conselhos.

Fontes:

  1. Como Identificar e Tratar um Herpes Nasal https://www.healthline.com/health/cold-sore-in-nose

  2. Sinais e Sintomas de Herpes https://www.health.com/cold-sore-symptoms-7558923

  3. Como Tratar e Prevenir o Herpes Labial https://www.allure.com/story/cold-sore-treatments-and-prevention

  4. Globalmente, uma estimativa de dois terços da população com menos de 50 anos está infetada com o vírus herpes simplex de tipo 1 https://www.who.int/news/item/28-10-2015-globally-an-estimated-two-thirds-of-the-population-under-50-are-infected-with-herpes-simplex-virus-type-1

 

Não se esqueça do tempo de adaptação ao sapato

Independentemente dos sapatos que escolher e do modo como se adaptam aos seus pés, irá necessitar de um período de adaptação durante o qual os sapatos irão perder alguma da sua rigidez e tornar-se mais flexíveis. Comece por usar os sapatos todos os dias mas apenas durante um período curto até que estes se conformem à forma dos seus pés. E mantenha uma embalagem de pensos Compeed® Bolhas à mão para qualquer ocasião!

Share

Líbí se vám tento článek?

Ohodnoťte tento článek, pokud vám pomohl.