Geral
O herpes labial é causado pelo vírus herpes simplex. Os surtos de herpes labial, em que uma bolha de herpes labial surge na pele, são muitas vezes desencadeados por alterações de temperatura (por exemplo, clima quente ou frio). Adicionalmente, o stress e a ansiedade, entre outros, também podem desencadear um herpes labial.
O herpes labial é uma ou mais bolhas dolorosas no rosto, sobretudo à volta dos lábios, causadas pelo Vírus Herpes Simplex (HSV). Embora existam diferentes variações do vírus herpes, as mais comuns são o Vírus Herpes Simplex 1 (HSV-1) e o Vírus Herpes Simplex 2 (HSV-2), sendo que o HSV-1 é consideravelmente mais prevalente do que o HSV-2. Normalmente, o HSV-1 causa herpes labial, enquanto o HSV-2 causa mais habitualmente o herpes genital.
O produto é fabricado segundo as melhores práticas de fabrico, mas não é esterilizado.
Dependendo das variações dos mecanismos de defesa específicos do indivíduo, um surto de herpes labial pode ser mais grave do que um surto habitual. Isto pode ocorrer independentemente do tratamento utilizado. A área da lesão pode ser mais extensa com o desenvolvimento de mais bolhas e/ou de vários focos em diferentes áreas e com graus distintos, sendo frequentemente acompanhados por aumento da dor.
Além disso, num surto de herpes, existe sempre o risco de uma infeção bacteriana secundária, o que pode tornar o surto mais doloroso e conduzir a um problema mais grave. Adicionalmente, existem outras doenças que afetam a pele e se assemelham ao quadro clínico do herpes labial, que requerem um tratamento médico específico. Tudo isto pode ocorrer com qualquer tratamento e é um fator intrínseco do próprio surto de herpes. No entanto, um quadro mais grave de sintomas também pode ser indicativo de uma incompatibilidade ou reação alérgica muito raras, mesmo sabendo que o produto é geralmente bem tolerado. Portanto, caso surja vermelhidão ou aumento da dor devido à utilização do produto, deve interromper a utilização e consultar um médico.
Uma vez que este quadro de sintomas individual pode variar, recomendamos a consulta de um médico no caso de esta situação persistir durante ou após a utilização dos produtos ou se continuar a agravar-se (se persistir durante mais tempo do que o habitual e/ou não curar no período de 10 dias ou se ocorrer junto aos olhos).
Geralmente, os herpes labiais cicatrizam em 7-12 dias. Consulte sempre um médico ou farmacêutico no caso de o herpes labial não cicatrizar ou se parecer agravar-se.
O penso não contém qualquer medicamento. No entanto, contém tecnologia hidrocoloide, que é um absorvente. A tecnologia hidrocoloide é uma das tecnologias mais recentes a ser usada no cuidado de lesões. É o elemento vital na conceção de um tratamento ultrafino, flexível e discreto das lesões. Os tratamentos com base em tecnologia hidrocoloide também ajudam a prevenir a disseminação do vírus.
Embora os surtos de herpes labial não possam ser prevenidos, as seguintes medidas podem minimizar a disseminação do herpes labial e reduzir a frequência dos surtos:
Lave sempre as mãos antes e depois de tocar no herpes labial.
Evite beijar, partilhar bebidas e produtos de lábios até que a lesão cicatrize.
Se conhece os despoletadores do seu herpes labial, tente minimizar a sua exposição. Por exemplo, pode aplicar bálsamo de lábios com SPF no caso de o seu herpes labial ser desencadeado pelo clima extremo.
Não é possível evitar a infeção pelo vírus do herpes labial nem evitar por completo surtos futuros.
As reincidências de herpes labial são muito comuns. O vírus permanece nos gânglios na forma inativa ou latente. Durante este tempo, o vírus não se replica. Pode manter-se nesta forma latente durante intervalos de tempo distintos. Alguns estímulos podem fazer com que o vírus se desloque do nervo para a pele e cause o ressurgimento dos sintomas. Este fenómeno é conhecido como reincidência.
Mesmo no caso de um sistema imunitário normal, as reincidências podem ocorrer. Por vezes, a reincidência ocorre de forma espontânea. No entanto, sabe-se que os seguintes estímulos podem desencadear uma reincidência: stress físico, fatores de stress persistentes, ansiedade, febre, exposição aos ultravioleta, exposição ao sol, danos nos nervos, danos nos tecidos, um sistema imunitário deprimido, calor, frio, menstruação, outras infeções, fadiga ou alterações hormonais..
Utilização
Não tente remover o penso até os bordos começarem a descolar. Se o penso se mantiver passadas 12 horas, irá continuar a criar um ambiente de cicatrização ideal e a ser eficaz.
Sim. Para obter os melhores resultados, comece a usar após o primeiro sintoma de herpes labial.
Os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial podem ser usados por adultos. O produto não foi testados em crianças, mulheres grávidas ou a amamentar.
O produto não foi testado em crianças.
Não precisa de ter precauções especiais durante a utilização dos pensos.
Sim, desde que tenha cuidado à volta da área infetada.
É recomendado evitar contacto íntimo com outra pessoa durante um surto. Durante um surto, o vírus HSV-1 está presente e pode ser facilmente disseminado de uma pessoa para outra através do beijo ou da partilha de uma bebida.
Não foi observada qualquer incompatibilidade com qualquer tipo de alimento ou bebida durante a utilização dos pensos.
Sim. Apenas deve assegurar que o produto se mantém no lugar. Uma vez que o vírus também está presente na saliva de quem tem o herpes labial, é recomendado que não partilhe o copo ou os talheres com outras pessoas.
Benefícios
A lesão e a pele não secam com a utilização dos pensos. Os pensos selam o herpes labial, cobrindo-o por completo de modo a impedir que agrave pelo simples facto de ser tocado. Os pensos também proporcionam um alívio do prurido e da sensação de queimadura. Absorvem algum do fluido e permitem que o resto evapore através dos pensos. A formação de crostas é reduzida pois a lesão não seca. A lesão fica menos visível e mais confortável sem a presença de uma crosta seca e incómoda.
Os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial contêm um gel hidrocoloide que ajuda ao herpes labial do início até ao fim. Os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial proporcionam um tratamento clinicamente comprovado para as 5 fases dos sintomas de herpes labial, desde o início até ao fim.
Apazigua e alivia a sensação de queimadura e o prurido.
Evita as situações de constrangimento social de forma discreta, mas trata extensivamente as lesões e ajuda a prevenir a disseminação do vírus ao reduzir a possibilidade de a zona contaminada ser tocada por mãos sujas.
Ajuda a prevenir a contaminação
Cria um ambiente de cicatrização ideal, previne a formação de crostas e protege dos germes.
Os pensos não devem afetar a pele saudável ou torná-la seca e desconfortável pois criam um ambiente de cicatrização húmido.
Sim, foi realizado um estudo clínico com os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes. Comprovou-se que os pensos são eficazes e tornam os herpes labiais menos visíveis. Os pacientes do estudo afirmaram que o uso dos pensos resultou num tratamento confortável, higiénico, menos visível e respirável do herpes labial.
O contacto é a fonte mais comum de disseminação cruzada e os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial selam e cobrem a lesão por completo, impedindo o contacto com as mãos.
Os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial não conferem uma proteção significativa contra os UV. Se necessário, pode usar protetor solar.
Sim. No entanto, se a irritação se mantiver, consulte o seu médico para determinar o melhor tratamento.
Os pensos são impermeáveis, incluindo ao cloro e à água salgada. Uma vez que alguns herpes labiais se localizam junto à boca, lavar o rosto ou entrar em contacto com fluidos pode reduzir a aderência. Nadar também pode reduzir a aderência. A água apenas poderá entrar pelos bordos e não através da película exterior. Se isso acontecer, basta substituir por um penso novo.
Modo de Ação
Os pensos proporcionam condições de cicatrização ideais para uma lesão de herpes labial. Ao cobrir o herpes labial com os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial, sente um alívio do prurido e da sensação de queimadura pois os pensos protegem as terminações nervosas expostas e evitam que o herpes labial seque, reduzindo assim a formação de crostas dolorosas.
A tecnologia hidrocoloide de Compeed® Herpes Labial é um gel ativo que atua como uma segunda pele. Sela o herpes labial e permite a aceleração do mecanismo de cicatrização natural do corpo.
Use assim que sentir um formigueiro e use o penso de dia e de noite durante o surto e até que a lesão esteja completamente recuperada.
Os antivirais combatem a replicação do vírus, que é apenas uma parte do problema quando falamos de herpes labial. O vírus nunca pode ser totalmente eliminado. Logo, uma abordagem alternativa eficaz é cicatrizar o herpes labial e tratar os seus sintomas, tal como se faria com uma ferida. Os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial são eficazes no tratamento do herpes labial no sentido em que aliviam os sintomas associados a cada fase do surto.
Indicações / Contraindicações
Sim, podem ser usados em herpes facial, exceto na zona à volta dos olhos.
Não dispomos de dados clínicos sobre a utilização dos Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial por parte de mulheres grávidas ou a amamentar.
Não.
Não existem dados clínicos suficientes sobre a combinação dos pensos com outros tratamentos locais. Recomendamos que não utilize os pensos com outros tratamentos locais ou que consulte o seu médico ou farmacêutico para mais informação.
Não recomendamos a utilização de cremes ou pomadas sob os pensos, uma vez que podem prejudicar a sua aderência. No entanto, é possível aplicar protetor solar sobre os pensos de modo a proteger dos UV.
Os pensos não foram testados em combinação com produtos medicamentosos. Consulte o seu médico ou farmacêutico para mais informação. Os cremes e as pomadas sob os pensos reduzem a aderência. Não utilizar os Pensos Compeed® Tratamento Discreto do Herpes Labial se tiver tido alguma reação alérgica anterior com a utilização dos pensos.
O produto é composto por materiais que não representam um perigo para a saúde. Devido à sua espessura e reduzidas dimensões, não deve existir risco de asfixia. O produto não se destina a ser ingerido. Se tal acontecer, consulte o seu médico.