Dicas sobre Dicas sobre Dicas sobre
Herpes labial

Dicas sobre

Cuidados para o herpes labial

O herpes labial é uma manifestação externa de uma infeção por herpes. Saiba aqui como acelerar o processo de cicatrização, identificar estímulos do herpes labial, evitar contaminar outras pessoas e reduzir os sintomas. Compeed® pode ter as respostas para todas as suas necessidades em relação ao herpes labial.

Herpes Labial

Quais são os estímulos de um surto de herpes labial? E o que posso fazer?

Leia o artigo
Herpes Labial

Quando é que um surto de herpes labial deixa de ser contagioso?

Leia o artigo
Herpes Labial

Por que motivo continuo a experienciar surtos de herpes labial?

Leia o artigo
Herpes Labial

Como tratar uma lesão do herpes labial?

Leia o artigo
Herpes Labial

Como tratar o herpes labial nas fases iniciais?

Leia o artigo

Perguntas Frequentes

O que é o herpes e o que é o herpes labial?

O herpes é um vírus. E como a maioria dos vírus, pode disseminar-se entre os seres humanos. O que torna o herpes diferente de outros vírus é esta realidade: uma infeção por herpes dura para sempre. No caso de outros vírus comuns, como os que causam constipações ou gripe, o vírus é completamente destruído pelo sistema imunitário. Não é assim com o herpes. O vírus do herpes aloja-se num local no corpo chamado gânglio, um nó de nervos no cérebro inacessível às defesas do corpo. Ocasionalmente, o vírus do herpes replica-se e viaja ao longo de uma via particular até à superfície do corpo. Isto é conhecido por surto ou herpes labial. Quando o vírus do herpes se manifesta desta forma, é geralmente eliminado pelo sistema imunitário do hospedeiro. Mas o vírus do herpes mantém sempre cópias suas suficientes no seu esconderijo para poder persistir – pelo menos enquanto o hospedeiro viver.

Quantos tipos de vírus do herpes existem?
A palavra “herpes” vem da palavra grega “herpein”, que significa “rastejar”. Os vírus do herpes simples são vírus de DNA de cadeia dupla que apenas infetam seres humanos. Existem vários tipos de vírus do herpes simples, mas dois são predominantes:

  • Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)
  • Vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2)

Uma pessoa pode ser infetada com um ou ambos os vírus do herpes. Normalmente, as infeções pelo HSV-1 ocorrem predominantemente nos lábios da boca, e as infeções pelo HSV-2 ocorrem na zona genital.

O que provoca o herpes labial?

O vírus do herpes labial é geralmente contraído durante a infância.
Quase 80 % da população adulta tem o vírus, mas apenas 20 % experiencia surtos. Estes podem ser desencadeados por vários fatores, incluindo:

  • Stress
  • Sistema imunitário enfraquecido
  • Fadiga
  • Febre
  • Constipação ou gripe
  • Clima extremo (frio/calor)
  • Exposição solar
  • Menstruação
  • Hormonas

O herpes labial é contagioso?

Sim. Durante um surto, o HSV-1 está presente, e pode ser facilmente transferido de uma pessoa para outra através de beijos ou partilhando bebidas. O Penso Compeed® Tratamento da lesão do herpes labial forma uma barreira protetora à volta da lesão de herpes labial, impedindo que o vírus se espalhe durante a cicatrização e que a pessoa toque na área afetada. Assim, reduz significativamente a contaminação.

Como se contrai o herpes labial?

O Vírus do Herpes Simples Tipo 1 causa geralmente causa lesões. O vírus é normalmente contraído no início da infância. Infelizmente, o nosso sistema imunitário não é capaz de se livrar completamente da infeção e o vírus permanece no nosso corpo, normalmente escondido no gânglio, um nó de nervos no cérebro. Embora não tenhamos um entendimento claro de como um surto de herpes labial é desencadeado, sabe-se que tal se pode dever a uma série de fatores externos, como: exposição solar, stress, tempo frio, febre, constipação ou gripe, fadiga ou hormonas. O herpes labial é transmitido através de contacto físico direto ou contacto físico íntimo com uma pessoa infetada.

Em que fase é o herpes labial mais contagioso?

O herpes labial é mais contagioso durante um surto. Este propaga-se através do contacto íntimo direto, geralmente beijos.

Como se previne o herpes labial?

Embora os surtos de herpes labial não possam ser evitados, as seguintes medidas podem minimizar a propagação de lesões e reduzir a frequência de surtos:

  • Lave sempre as mãos antes e depois de tocar na lesão de herpes labial.
  • Evite beijar, partilhar bebidas e produtos para os lábios até a lesão de herpes labial cicatrizar.
  • Se conhecer os estímulos do seu herpes labial, tente minimizar a sua exposição. Por exemplo, pode aplicar bálsamos labiais com FPS se o seu herpes labial for ativado por condições climáticas extremas.
  • Não é possível evitar a infeção inicial do vírus do herpes labial ou evitar completamente futuros surtos.