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Como prevenir a formação de calos?

Como prevenir a formação de calos? Como prevenir a formação de calos? Como prevenir a formação de calos?

Os calos são uma das doenças podológicas mais comuns [1]. Resultam de um aumento na produção de queratina, que é a resposta do seu corpo a fricção ou pressão prolongadas. É por isso que os calos geralmente aparecem em locais tipicamente sujeitos a pressão e por que motivo certas pessoas são mais propensas a desenvolver calos do que outras.

Quem pode sofrer de calos e porquê?

Alguns fatores de risco de desenvolvimento de calos estão relacionados com o seu corpo e podem ser genéticos ou adquiridos, por exemplo, trauma ou envelhecimento. Estes incluem anomalias nos pés (pés chatos, marcha anormal) ou deformidades (joanetes, dedo do pé em martelo), bem como baixa elasticidade da pele (por exemplo, devido à idade). Outros fatores de risco estão relacionados com a sua atividade. Pessoas com empregos que exigem muitas horas em pé (por exemplo, enfermeiros, empregados de mesa, carteiros ou comissários de bordo) correm maior risco de desenvolver calos. No entanto, um dos mais importantes fatores de risco é a escolha de calçado. Frequentemente, escolhemos os nossos sapatos pela sua aparência e não prestamos atenção suficiente ao seu ajuste e conforto.

A prevenção é o melhor remédio

A melhor forma de prevenir calos é evitar as causas acima mencionadas, tanto quanto possível. Aqui estão algumas dicas gerais sobre a melhor forma de prevenir calos, sem ter de desistir das suas atividades favoritas ou do seu trabalho.

O que fazer:

  • Cuide dos seus pés! Lave os pés com água e sabão todas as noites e aplique um creme hidratante para os pés depois de os secar bem. Se é propenso a ter pele dura, use regularmente uma pedra-pomes ou uma lima para os pés para a remover.
  • Mantenha as suas unhas dos pés aparadas. Unhas dos pés compridas podem roçar nos dedos dos pés vizinhos ou empurrar o dedo contra o sapato. Para aparar as suas unhas dos pés corretamente, certifique-se de que as corta retas e não arredondadas ou angulares.
  • Use sapatos confortáveis e bem adaptados. A causa mais comum de calos são sapatos com um tamanho ou forma incorretos. Sapatos largos e confortáveis de salto baixo e sola macia, que não friccionam, são o ideal. Se quiser ter certeza do ajuste certo, peça ajuda a um assistente de loja. Dado que os pés incham ligeiramente durante o dia, compre sapatos preferencialmente ao fim da tarde, quando os pés estão maiores. Preste também atenção a costuras que possam causar irritação.
  • Troque os seus sapatos regularmente de modo a não irritar os mesmos pontos de pressão todos os dias. Isto é particularmente recomendado para pessoas com uma maior risco de desenvolver calos devido à sua atividade profissional.
  • Use meias confortáveis, se necessário, grossas e almofadadas.
  • Evite a transpiração excessiva. Se tende a suar muito, é aconselhável usar pó de talco nas suas meias.
  • Use almofadas para calcanhares ou palmilhas macias. Se tiver de ficar em pé ou andar muito devido à sua atividade profissional, isso pode ajudá-lo a aliviar a pressão nos pés.
  • Preste atenção aos seus pés! Trate de qualquer irritação ou dor diretamente e, se necessário, consulte um podologista regularmente.
  • Proteja os seus pés ao estrear sapatos novos. Use meias grossas ou compressas leves respiráveis em áreas propensas à formação de calos ao estrear sapatos novos. Se sabe que irá usar sapatos apertados ou se começar a sentir um ponto de pressão, os pensos para calos, como os pensos Compeed® Calos hidratante podem ser úteis. Os pensos Compeed® Calos hidratante proporcionam uma camada protetora que previne a fricção adicional, enquanto a sua tecnologia hidrocoloide combinada com petróleo foi concebida para providenciar um tratamento hidratante contínuo.
  • Procure aconselhamento médico se tiver algum problema nos pés, como deformidades ou uma marcha anormal. Nesses casos, o seu médico pode recomendar calçado especial pés ou palmilhas corretivas.
A causa mais comum de calos são sapatos com um tamanho ou forma incorretos. Sapatos largos e confortáveis de salto baixo e sola macia, que não friccionam, são o ideal.

O que evitar:

  •  Evite usar sapatos mal adaptados sempre que possível. Tente não usar sapatos muito apertados, muito folgados, muito altos ou com costuras mal posicionadas. Os tipos de sapatos não adaptados para uso prolongado incluem os sapatos de salto alto, com biqueira pontiaguda e os muito arqueados.
  • Não calce meias mal ajustadas, não ande sem meias nem descalço.
  • Tente evitar períodos prolongados em pé.