As lesões de herpes labial são pequenas bolhas que geralmente aparecem nos lábios e ao redor da boca. Na maioria dos casos, as bolhas rebentam, criando uma crosta que eventualmente cai. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando rebentam. Mas na realidade são contagiosas desde o primeiro momento em que sente sintomas ao redor da boca, como formigueiro ou irritação, até estarem completamente cicatrizadas.
Fases de um surto de herpes labial
O herpes labial passa por cinco fases (nível de contágio):
- Fase 1 (+, baixo) – Dia 1-2: sintomas iniciais, como formigueiro, dor e irritação.
- Fase 2 (++, moderado) – Dia 2-4: bolhas cheias de líquido começam a formar-se.
- Fase 3 (+++, grave) – Dia 4-5: as bolhas rebentam, exsudam e formam úlceras dolorosas.
- Fase 4 (++, moderado) – Dia 5-8: as feridas secam e formam crostas.
- Fase 5 (+, baixo) – Dia 8-10: resolução com cicatrização da pele após queda da crosta.
O herpes labial é contagioso em todas as fases, sendo a fase 3 a mais infeciosa, devido à rutura das bolhas, que exsudam líquido infetado.
O herpes labial é contagioso desde os sintomas iniciais até à sua resolução. A partir do Dia 1-2, as bolhas de herpes labial estão cheias de vírus, que se propaga através da saliva, contacto pele a pele, ou tocando num objeto manuseado por alguém infetado com o vírus. Poderá propagar o vírus mesmo quando ainda não tem sintomas aparentes de um surto de herpes labial. No entanto, isto é muito menos provável do que se o contacto ocorrer quando um lesão de herpes labial está presente. O líquido das bolhas contém o vírus, pelo que o herpes labial é mais contagioso quando as bolhas exsudam. O primeiro episódio de herpes labial ocorre geralmente dois a 20 dias após estar em contacto com uma pessoa infetada.
Por quanto tempo é o herpes labial contagioso?
As lesões do herpes labial, causadas por um tipo de vírus chamado herpes, são contagiosas até desaparecerem completamente, o que geralmente demora cerca de duas semanas. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando o liquido exsuda delas. Assim que a lesão formar uma crosta, o risco de transmissão do vírus diminui significativamente, mas tal não implica que já não seja contagiosa. A crosta pode ser quebrada ao comer ou sorrir, e o líquido pode vazar.
Posso transmitir o herpes labial a outras pessoas?
O herpes pode ser transmitido mais facilmente quando experiencia um surto e feridas ou bolhas ativas estão presentes na pele. No entanto, o vírus do herpes pode ser ainda propagado mesmo que não haja sinais ou sintomas.
Aviso para bebés e pessoas com um sistema imunitário enfraquecido
Os adultos a sofrer um surto de herpes labial devem tomar cuidados para não beijar bebés ou não os deixar tocar na úlcera, por duas razões.
- O herpes labial é geralmente bastante inofensivo, mas pode tornar-se grave em pessoas com sistemas imunitários ainda não completamente desenvolvidos. Geralmente, o sistema imunitário protege o corpo contra a infeção. Uma pessoa com um sistema imunitário enfraquecido é suscetível de contrair infeções mais graves do que a maioria das outras pessoas. Nesse contexto, o vírus do herpes labial pode ser perigoso para bebés com menos de 6 meses de idade.
- Quando um bebé é infetado, ficará propenso a herpes labial para o resto da vida
A mesma precaução deve ser tomada com pessoas afetadas por VIH (vírus da imunodeficiência humana) e pessoas que sofrem de cancro e tratadas com quimioterapia. Consequentemente, é importante permanecer particularmente vigilante com estas pessoas e tomar medidas para evitar infetá-las com o HSV.
Como pode ser menos contagioso?
Deve minimizar qualquer contacto com as lesões. Lave sempre as mãos após o contacto com uma lesão de herpes labial, para evitar propagar o vírus entre locais, como os olhos, nariz ou unhas.
Enquanto experienciar quaisquer sintomas do herpes labial, também deve evitar:
- beijar
- partilhar batons, utensílios de cozinha, óculos ou qualquer outro objeto que possa ter estado em contacto com as suas lesões
- desportos que envolvem contacto físico
Até as bolhas e crostas de herpes labial desaparecerem completamente, deve proteger-se a si e às outras pessoas contra infeção. Os curativos médicos herméticos e impermeáveis, como os pensos COMPEED® Tratamento da lesão do herpes labial, ajudam a prevenir a propagação do vírus a outra zona do corpo, bem como a proteger os outros.