Nada o consegue parar como uma bolha no seu pé. Embora possam ser pequenas, podem estragar uma ocasião especial, um feriado, uma aula de fitness ou até mesmo apenas um dia a fazer recados. As bolhas acontecem a todos e podem demorar vários dias para cicatrizar, mas há coisas que pode fazer para as prevenir, para aliviar a dor e acelerar a recuperação.
Por toda a cidade, pessoas estão a tentar alcançar os seus 10 000 passos diários. É muita caminhada e isso é ótimo, mas todas estas andanças são um pouco duras para os pés. Para manter o ritmo, temos de ser gentis com eles e garantir que estão bem cuidados. Infelizmente, nem todos podemos usar os nossos chinelos confortáveis para o trabalho. O dia inteiro em sapatos profissionais ou de saltos altos pode ser mais um obstáculo para pés felizes.
Como se formam as bolhas de fricção?
O tipo mais comum de bolha dos pés para a maioria das pessoas é a bolha de fricção. São aquelas inconvenientes bolsas de líquido que se formam no seu pé nas camadas superiores da pele, na sequência de muito stress e fricção com os sapatos. À medida que a camada superior da pele se separa dos tecidos inferiores, um líquido semelhante ao plasma vaza das células e começa a preencher o espaço criado, protegendo os tecidos de danos adicionais.
Prevenção de bolhas
A primeira dica para prevenir bolhas de fricção é usar sapatos confortáveis e bem adaptados. Mas se sabe que vai ter um longo dia em pé, ou se estiver a estrear sapatos novos, é boa ideia ter à mão um stick anti-bolhas. Sempre que sentir o início da formação de uma bolha, aplique imediatamente o stick anti-bolhas no local, para evitar fricção adicional.
Existem muitos mitos em torno das bolhas. Por exemplo, muitas pessoas recomendam o uso de meias de algodão, mas o algodão mantém a humidade na pele, aumentando a fricção, pelo que sugerimos meias sintéticas especializadas com tecido respirável. Outro mito é usar pó para os pés para os manter secos e sem bolhas. Apesar de o pó para os pés ajudar a absorver grande parte da transpiração, é bom recordar que também se pode aglomerar e causar mais fricção na área.
Tratamento de bolhas
Se tiver uma bolha, um tratamento adequado é a chave para uma recuperação rápida. Cubra a bolha com um penso especial para a manter limpa, seca e protegida de fricção e stress adicionais. Resista à tentação de rebentar a bolha. Se a bolha rebentar por si própria, não arranque a pele morta. Neste caso, lave cuidadosamente a área com água e sabão e cubra-a com um penso para bolhas para a manter limpa. Um erro comum que as pessoas cometem é retirar o penso à noite para deixar a bolha arejar. As bolhas cicatrizam mais rapidamente num ambiente hidratante de cicatrização, ou seja, se cobertas com uma penso COMPEED para bolhas. O penso deve ser deixado no lugar até começar a descolar – é uma indicação de que a bolha já cicatrizou. Consulte o seu médico se experienciar sintomas comuns de uma infeção, como dor, inchaço, vermelhidão ou calor, estrias vermelhas que se prolongam a partir da bolha, ou a exsudação de pus.