Uma vez infetado com o vírus do herpes simples 1, este não pode ser curado, mas sim controlado. Pode ainda prevenir a reativação do vírus do herpes labial através da identificação dos seus estímulos. A maioria das pessoas infetadas pelo vírus não apresenta sintomas até um fator externo ativar a infeção.
Reativação do vírus
Quando contrai o HSV-1, geralmente este causa um surto inicial de herpes labial. Em seguida, o vírus permanece no seu corpo o resto da sua vida, e não experienciará herpes labial enquanto o vírus estiver latente entre surtos. Muitos fatores podem despertar o vírus que, por sua vez, começa a replicar-se e a propagar-se. Ao mesmo tempo, o sistema imunitário tenta combater o vírus e isto resulta em inflamação (dor e vermelhidão).
Quais são os estímulos?
Depois de contrair o vírus, ele permanece inativo a maior parte do tempo. No entanto, ocasionalmente o vírus pode ser reativado por certos estímulos, resultando num surto de herpes labial. Estes estímulos são de dois tipos:
Associados a uma condição pessoal
- Doença: febre, gripe ou constipação
- Trauma e stress, incluindo esforço físico e stress emocional
- Fadiga ou falta de sono
- Alterações hormonais, especialmente devidas a menstruação ou toma de pílulas contracetivas
- Ferimentos ligeiros, como gretas nos lábios
- Sistema imunitário enfraquecido devido a um estilo de vida não saudável (tabagismo, álcool e má nutrição) ou certos medicamentos, como quimioterapia
Associados a condições externas
- Exposição solar excessiva: luz solar e luz UV artificial
- Exposição da pele a condições climáticas extremas (calor, frio ou vento)
Medidas de prevenção
A maioria destes potenciais estímulos não pode ser completamente evitado, ou é difícil de evitar. Mas pode tentar alterar os seus hábitos para reduzir o risco de reativar o vírus.
Gerir o seu stress através da prática de desporto, meditação e ioga ou simplesmente reservando tempo para si mesmo, são apenas algumas das maneiras de evitar novos surtos.
Quando as estações mudam, os seus lábios podem secar muito rapidamente e ficar gretados. Hidratá-los com um bálsamo é a melhor defesa contra lábios gretados. Se a luz solar desencadeia o seu herpes labial, um bálsamo labial com protetor solar (FPS 15 ou superior) poderá ser o mais indicado.
Conhecer-se bem a si mesmo
Saber reconhecer os seus estímulos é um grande trunfo para controlar surtos. Para tal, poderá ser útil manter um diário em que regista os seus níveis de stress, os eventos que marcam a sua vida diária, o que come, como dorme, etc. Identificar os eventos que desencadeiam novos surtos permitir-lhe-á ser proativo na sua prevenção futura.