O herpes labial é causado por um vírus, chamado o vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1). Não existe cura para este tipo de infeção, e as bolhas podem regressar.
Um vírus que acorda periodicamente
Não pode eliminar o vírus em si. Infelizmente, após a primeira infeção, o vírus fica em estado latente dentro das células nervosas do rosto para o resto da sua vida. Alguns eventos podem reativar o vírus e causar uma infeção recorrente.
Reativação: o que é que isto significa?
As infeções pelo HSV-1 são caracterizadas por três fases:
Mais sobre a recidiva
Cerca de 20% das pessoas infetadas pelo vírus sofrerão uma infeção recorrente cerca de duas ou três vezes por ano, enquanto outras podem ter um surto inicial e nunca mais ter outro.
No primeiro caso, terá surtos repetidos, começando com uma sensação de formigueiro ou ardor, logo seguido por bolhas que começam a exsudar.
O vírus reativa-se sempre perto do mesmo local. Pode esperar desenvolver bolhas no mesmo local que os surtos anteriores.
Geralmente, a gravidade dos surtos diminui ao longo do tempo, sendo que a reativação do vírus tende a diminuir em pessoas com mais de 35 anos de idade. Também pode esperar sintomas menos graves em cada recidiva.
Quais são os sintomas?

Uma sensação de formigueiro ou irritação perto do lábios, dor ardente ou vermelhidão são geralmente os sinais de alerta de que um surto de herpes labial está próximo. Irá demorar um ou dois dias até ao surgimento de várias pequenas bolhas, que se fundem e podem estar vermelhas e inflamadas. A velocidade e gravidade das lesões geralmente diminuem à medida que envelhece.
O que posso fazer em caso de recidiva?
Será contagioso desde o momento em que sente os primeiros sintomas ao redor da sua boca, pelo que é importante proteger-se contra a propagação do vírus e proteger as outras pessoas.
Como se trata uma recidiva?
Vários tratamentos sem receita médica estão disponíveis em diferentes formatos. Consistem tipicamente em pensos de hidrocoloide gel ativo, cremes antivirais ou tratamentos orais.